terça-feira, 30 de junho de 2009

PENAFIEL À ESPERA DE CONVITE


O FC Penafiel está à espera do convite da Liga Portuguesa de Futebol para jogar na Liga Vitalis, com a descida confirmada do Vizela, com a subida do Belenenses devido ao Estrela da Amadora ser relegado para a II B e também devido ao Boavista não ter dinheiro para competir nos escalões profissionais, O Penafiel e o Carregado podem subir os 2 à Liga Vitalis. O único impedimento para o FC Penafiel e Carregado não subirem é a Liga lembrar-se de fazer uma Liga Vitalis apenas com 14 equipas o que seria muito injusto para o nosso clube porque o que aconteceu este ano acontecesse na época transacta o Penafiel ainda estava nas competições profissionais, por isso vamos esperar pelo convite da LPF, para irmos para o nosso lugar que são os escalões profissionais.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

TAÇA RIBEIRO DOS REIS

TAÇA RIBEIRO DOS REIS Foi uma competição realizada entre 1961/62 e 1970/71, onde contou com 10 edições. No final dos campeonatos nacionais da I e II Divisões, disputava-se a Taça Ribeiro dos Reis, para complemento da época.Ribeiro dos Reis foi seleccionador nacional nos anos de 1925-26; 1934; 1943. Nasceu na cidade de Lisboa, no dia 19 de Julho de 1896. Jogou pelo Benfica até 1925 e foi treinador por diversas vezes, sendo campeão em 1935 e venceu a Taça de Portugal em 1953. Foi também Secretário Geral da Federação Portuguesa de Futebol, o primeiro português a ser nomeado para o Comité de Arbitragem da FIFA, jornalista no "O Sport de Lisboa" e, mais tarde, fundador do jornal "A Bola" e seu director. Nesta competição competiam os clubes da I e II divisão nacional, O Penafiel fazia a estreia na II divisão e depois de um óptimo campeonato ficando em 8.º lugar foi disputar a taça Ribeiro dos Reis ganhando o seu grupo com equipas como o Leixões, Braga, Guimarães, Salgueiros e Boavista, foi disputar a meia final com o Marinhanense onde ganhou por 4 bolas a 0. Na final jogou com o poderoso Benfica de 1966, é verdade que o Benfica não actuou com os melhores jogadores devido ao Mundial de Inglaterra, mas era uma equipa de topo mundial na altura e mesmo assim venceu o Penafiel por 9-2. O jogo disputou-se no estádio da Tapadinha em Lisboa. Foi a primeira vez que a equipa do FC Penafiel andou de avião. O resultado de 9-2 não foi só pelo desnivel das equipas, mas sim também porque o avião saiu atrasado de Pedras Rubras e chegando em cima da hora do encontro e nem tiveram tempo de descansar. Sem dúvida esta final foi um dos pontos altos da carreira do FC Penafiel. Uma referência para o jogo da meia final em Águeda em que os PENABOYS DA ALTURA já iam atrás da equipa levando bandeiras e gritando bem alto o nome do nosso clube e da nossa cidade ( leiam o recorte de jornal). A noticia do jogo da meia final está dividido em 2 partes. Em baixo a nossa equipa na final contra o Benfica e o nosso troféu de finalista.
(cliquem nas imagens para lerem)















domingo, 28 de junho de 2009


O plantel do Penafiel está a ser construído e já se desvenda um 11 base. Com Zé Eduardo na baliza, a defesa esquerdo temos o indiscutivel Zé Nando, a centrais penso que a saída de Ginho não vai ser muito sentida já que Costa e Vagner já demonstraram o seu valor e ainda temos o Penela. Na direita o lugar vai ser disputado por Dias e Alex Garcia. No meio campo ainda subsiste algumas dúvidas pois acredito que a direcção ainda vá fazer contratações para estes lugares. Mas para já temos o titularíssimo Ferreira, Hugo Soares vindo do Moreirense e Rafa. Como médio ofensivo temos Vitor e atacantes temos Guedes e Michel, com Edivan à espreita. Acho que estamos a formar uma boa equipa e ainda não temos os jogadores todos, e ainda temos os nossos júniores que subiram aos séniores e que nunca nos deixaram ficar mal, jogadores como Carlão, Coronas e Ricardo. Vamos apoiar desde início estes jogadores sejam eles quais forem. FORÇA PENAFIEL

EDIVAN COMPLETA LINHA DE PONTA DE LANÇAS




Edivan avançado brasileiro de 24 anos é a mais nova contratação do FC Penafiel, na última época representou o Oliveira do Douro de Gaia onde esteve 1 ano e meio, no Brasil representou clubes como o Caxias do Sul, Goiânia, Itabuna e Fortaleza, clube onde o Penafiel foi buscar Wesley, com esta contratação deve estar completa a nossa linha de ponta de lanças com Guedes e Michel. Na foto ao lado a equipa de Edivan, o Itabuna do Brasil.

sábado, 27 de junho de 2009

NOVO DEFESA DIREITO


Alex Garcia é a nova contratação do Penafiel para a vaga deixada por Pedro Moreira. É um brasileiro de 30 anos 68kg, 1.73m com experiência na Liga Vitalis e II B, tendo estado 1 ano na primeira divisão ao serviço do Estrela da Amadora. Na época transacta esteve no Gondomar. Esperemos que seja mais um bom reforço para a nossa equipa.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ALGUEM SABE QUEM MARCOU ESTE GOLO E ONDE???


Foi um grande golo de livre directo, num estádio do euro, golo que nos deu esperança de disputar a final da taça Carlsberg. Foi um jogador que não deixou grandes saudades pois era um jogador que não jogava com raça nem espírito penafidelense "era mais peneiras do que outra coisa qualquer", apesar de ter feito algumas boas exibições. Foi ele que no jogo decisivo contra o Gondomar levou dois amarelos despropositados e fez-nos jogar com dez jogadores e foi nesse jogo que praticamente descemos para a II B. Pouca gente de Penafiel assistiu a este golo ao vivo, pois estavam pouco mais de 20 pessoas, pois estavamos numa fase do campeonato em que ninguém acreditava na manutenção apesar do jogo ser para a taça Carlsberg.

terça-feira, 23 de junho de 2009

INDECISÃO


Bruno Cardoso treinador do Penafiel não quer contratar mais jogadores até se ver decidido onde o FC Penafiel vai jogar, se na II B ou na Liga Vitalis. Vamos ver quando é que as autoridades competentes nesta matéria resolvem este caso. O Estrela da Amadora e o Boavista não têm dinheiro e aí era lógico o Penafiel jogar na Vitalis, resta-nos esperar por esta decisão.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

BRUNO MADEIRA NO GIL VICENTE


Mais uma confirmação da saída de um jogador, desta vez foi o Bruno Madeira que foi para Barcelos para a equipa orientada por Rui Quinta. Bruno Madeira foi um dos principais destaques da equipa rubro negra e é com desagrado que vemos a saída dele, mas são coisas do futebol. Só temos que agradecer o bom trabalho que o Bruno fez em Penafiel e desejar-lhe felicidades. Esperemos todos que este jogador será o último a sair do plantel, e foi concerteza. Entretanto, em termos de novas contratações continuamos à espera de novos jogadores que a direcção ainda não divulgou, e também ainda não sabemos se vamos jogar na Liga Vitalis ou na II B.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

COELHO








Coelho avançado natural de Penafiel talvez o jogador dos concorrentes com mais curriculo ao longo da carreira, passou por clubes como o Porto, Boavista Estrela e Chaves, clubes que na altura eram clubes europeus.
Esteve em Penafiel na 1 divisão em 89/90 e na II de honra em 92/93. Nestes 2 anos marcou 18 golos. Na foto Coelho está na parte de cima em segundo a contar da direita num jogo que se realizou em Alvalade. Na outra foto Coelho em 75/76 quando foi internacional pela selecção de iniciados.






terça-feira, 16 de junho de 2009

VAMOS ACREDITAR

Ficar mau??? Se sairem 3 jogadores é mau?? Em todas as equipas acontece isso até no Porto isso acontece e nao deixam de ser as equipas que são. Saem três e chegam 3 ou já se esqueceram que ja veio o Guedes, Vieirinha e Hugo Soares, nao venham pôr mau ambiente aqui no blog nem pensamentos negativos, estamos a fazer uma boa equipa, claro que é pena o Pedro sair, acho que o Ginho nao vamos sentir muita a falta dele pois temos o Costa e o Wagner e andamos atrás de outro defesa. O Bruno Madeira ninguém sabia o jogador que era quando veio para o Penafiel, chegou ao fim e foi um dos melhores, para defesa direito temos o Dias e outro jogador que vamos buscar, e não será que Hugo Soares não será outro Bruno Madeira ( isso se ele sair) vamos ter calma, temos ainda o núcleo duro da equipa, Ferreira, Zé Nando que se calhar foi o jogador mais regular ao longo do campeonato, temos o Costa , Wagner, Zé Eduardo, Vitor e Michel reforçada com Guedes que sempre foi do Penafiel, e ainda falta mais três ou quatro jogadores, por isso penafidelenses vamos acreditar no trabalho que se está a fazer. FORÇA PENAFIEL

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Amâncio jogador paraguaio que jogou no FC Penafiel de 86 a 90. Chegou a Penafiel com o clube na II divisão na época 86/87 onde marcou 10 golos e ajudou o Penafiel a subir ao escalão maior do futebol português. Nas três épocas seguintes talvez as melhores de sempre do FC Penafiel com grandes equipas e grandes jogadores como Amâncio. Este grande jogador ao serviço do Penafiel marcou 36 golos em 4 épocas. E em que na época 88/89 disputou até à última jornada o troféu de melhor marcador, só ultrapassado por Vata do Benfica que marcou um golo com a mão no último jogo do campeonato, deixando Amâncio no segundo lugar. GRANDE JOGADOR

PEDRO MOREIRA ASSINA PELO BEIRA-MAR


Pedro Moreira não assinou pelo Penafiel, vai para Aveiro para o Beira-Mar. Acabou a ligaçao entre o Pedro Moreira e o clube do coração dele. Foram uns grandes anos que Pedro passou no FC Penafiel, e só temos que agradecer o que o nosso capitão fez pelo nosso clube, ajudou o Penafiel a subir de divisão e foi um dos jogadores em destaque na primeira divisão pela equipa rubro negra, foi sempre um jogador correcto, com grande raça e que nunca dava uma bola por perdida. Obrigado Pedro, felicidades e que voltes rápido para o nosso FC Penafiel.

domingo, 14 de junho de 2009


Bába filho adoptivo de Penafiel foi um jogador dos anos 80 em que serviu o Penafiel durante 5 épocas, a primeira foi em 79/80 onde ajudou o Penafiel a subir de divisão. Era um avançado em que o seu forte era o jogo aéreo. Jogou ainda em clubes como o Espinho e Covilha ambos na primeira divisão. Não há muito a dizer sobre este homem que como pessoa é do melhor que pode haver e como jogador era um exemplar profissional e um bom avançado que serviu ainda serve o nosso clube.

ENTREVISTA DO PRESIDENTE DO FC PENAFIEL


cliquem na imagem para lerem

sábado, 13 de junho de 2009

TIAGO, VIEIRINHA E HUGO SOARES

O Penafiel já tem 3 novos jogadores, Tiago guarda-redes que subiu dos júniores assinou pelo nosso clube. Hugo Soares é um médio centro vindo do Moreirense, já jogou no FC Porto B, II-B, no Sanjoanense, II-B, Ribeira Brava, II-B, Madalena, II B, Espinho, II B e no Gondomar na Liga Vitalis. Vieirinha avançado vindo do Mafra natural de Paredes jogou sempre na II-B no Paredes, Electrico, Pinhalnovense e Moreirense.

GRANDES MOMENTOS DO FC PENAFIEL

Enquanto o campeonato não começa e não havendo grandes noticias sobre o FC Penafiel, o blog vai apresentar notícias, recortes de jornais de jogos e fotos inesqueciveis para a história do nosso clube e de jogos com os rivais de antigamente. Espero que gostem de reviver os grandes momentos do passado do nosso histórico clube. Hoje a noticia vai ser sobre a primeira subida de divisão do FC Penafiel. O nosso clube foi fundado em 1951 e começou na III divisão regional, e em 1955 tivemos a primeira subida de divisão à II divisão regional. Neste ano o Penafiel tinha 1200 sócios.




Esta foi a equipa que disputou a época 54/55 e conseguiu a subida à II divisão distrital. Depois da fase final e o Penafiel ter ficado em primeiro lugar, teve que disputar com Rio Tinto a subida de divisão em que se fez em 4 jogos o último dos quais em campo neutro realizado em Santo Tirso em que o Penafiel ganhou 4-0. Para este desafio as lojas de comércio fecharam em Penafiel, e cerca de 200 automoveis e camionetas foram a Santo Tirso apoiar a equipa. Houve festa em Penafiel até de madrugada. O Penafiel depois perdeu na secretaria por ter alinhado com o jogador Cesário em situação ilegal e o Rio tinto foi o vencedor, mas deu-se um arranjo ao alargamento da 2.ª divisão distrital e o Penafiel foi incluido. O Presidente do FC Penafiel neste ano era Eduardo Aureliano Pinto Monteiro.
cliquem nas fotos para zoom







quinta-feira, 11 de junho de 2009

AMÂNDIO



Amândio avançado do Penafiel envergou a camisola desde de 1959 a 1970. Marcou 257 golos ao serviço da nossa equipa. Foi finalista da taça Ribeiro dos Reis contra o Benfica em 1966, ajudou o Penafiel a subir à III divisão nacional e também a II divisão em 1965. Foi um jogador brioso, correcto, disciplinado e leal, que em cada adversário contava um amigo e em cada desportista um admirador. Em 1970 foi feito um jogo de despedida com O FC Penafiel e Académica. Com esta escolha para a votação de melhor avançado se enaltece a memória deste grande jogador da década de 60.



MOURA




Moura natural de Santo Tirso chegou a Penafiel com fama de goleador. Vindo do Infesta da II-B esteve três anos em Penafiel, apontou 39 golos ao longo desse tempo no campeonato da segunda divisão entre as épocas 95/96 e 97/98. Foi um bom avançado valendo muitos golos e muitas vitórias ao Penafiel. Moura tem uma coincidência com Carlos Freitas, também marcou um golo ao Felgueiras e também do meio campo mas de chapéu, jogo disputado no estádio do Felgueiras, golo que nos valeu ir aos quartos de final da taça de Portugal, jogar nas Antas contra o FC Porto. Moura era um verdadeiro "rato de àrea". Na altura era o herói dos penafidelenses pois à muito tempo que nenhum avançado desde de Amâncio marcava tantos golos pela nossa equipa, por isso fica aqui um tributo com esta nomeação a este avançado que deu muitas alegrias aos nossos sócios.
.
Uma das fotos é de uma entrevista dada por Moura anteceder o Porto-Penafiel para a taça, cliquem na foto para lerem.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CONTRATAÇÕES

Ainda não se sabe bem ao certo os jogadores que vão ficar no Penafiel, alguns jogadores ainda estão a negociar o seu contrato com o FC Penafiel com propostas e contra propostas. Lá para sexta feira ou segunda vai haver novidades e esperemos que a direcção do Penafiel faça um esforço para não deixar sair jogadores como Pedro Moreira ou Bruno Madeira. Alguns jogadores já têm contrato como Zé Nando, Wagner, Zé Eduardo, Costa, Vitor, Michel e Guedes e Ferreira, mas também não quer dizer que estes jogadores fiquem por cá porque ainda podem sair, o mundo do futebol é incerto. Por isso vamos esperar e ver o que acontece. E ver se asseguramos o Pedro Moreira e o Bruno Madeira.

terça-feira, 9 de junho de 2009

CARLOS FREITAS






Lembram-se do bombardeiro açoreano??? O avançado mais conhecido dos açores a seguir claro ao Pauleta. Carlos Freitas esteve 3 anos no FC Penafiel de 1997 a 2000 contratado ao Desportivo de Beja. Marcou 30 golos em 80 jogos e era o marcador de serviço do Penafiel quando esteve na nossa equipa. Na época 96/97 foi o melhor marcador da divisão de honra ao serviço do Desportivo de Beja com 17 golos e no ano seguinte andou lá perto apontando 14 pelo Penafiel. O seu forte era o jogo aéreo marcando muitos golos de cabeça apesar de não ser muito alto, também tinha um grande pontapé (lembro-me de um golo que marcou ao nosso rival Felgueiras do meio campo com um grande remate). Apesar de nunca ter jogado em grandes equipas a não ser em Setúbal, era um bom ponta de lança e deixou saudades em Penafiel. Obrigado pelas alegrias que nos deste Carlos Freitas.


VIZELA E GONDOMAR DESCERAM DE DIVISÃO




Vizela e Gondomar desceram na secretaria devido ao caso do apito dourado, uma decisão tardia porqur se fosse no ano passado o Penafiel ainda estava na Vitalis.
O Boavista é o principal beneficiado deste caso ficando assim na liga Vitalis. Para o Penafiel para já as coisas ficam como estão. Se por acaso o Boavista ou o Estrela não tiverem dinheiro para inscrever jogadores o Penafiel entra em cena ficando na Vitalis. Vamos esperar para ver o que acontece e se a justiça é feita para irmos para o nosso lugar que são os campeonatos profissionais. FORÇA PENAFIEL

segunda-feira, 8 de junho de 2009

GUEDES DE VOLTA



Guedes está de volta ao Penafiel, após um ano no Paços de Ferreira (emprestado)onde as coisas não lhe correram bem também devido à grave lesão que teve o avançado voltou para a sua terra e para o clube onde nasceu para o futebol. Se Michel realmente ficar no Penafiel, já imaginaram Guedes e Michel na frente de ataque??? Não sei quem os vai parar.... BEM VINDO FURACÃO DOS RELVADOS

domingo, 7 de junho de 2009

ACABARAM-SE OS COMENTÁRIOS

Acabaram -se os comentarios, fui avisando e voces continuaram com os insultos a partir de agora vejo os comentarios e decido se ponho ou não.

PROPOSTA DE SÓCIO DOS PENABOYS


Quem se quiser fazer sócio dos Penaboys é só pedir a proposta de sócio. O objectivo desta iniciativa é termos uma organização que nos permita fazer grandes coreografias. Os panos, as bandeiras, os fumos, as lonas, as cartolinas, e os autocarros custam dinheiro, por exemplo um pote de fumo custa 20 euros nós usamos 3 por jogo, imaginem o dinheiro que se gasta! Outra informação também que ninguém deve saber é que a marca Penaboys está registada e para isso foi preciso pagar e não foi barato, então os Penaboys decidiram fazer uma associação de fins não lucrativos para ajudar o Penafiel com as nossas coreografias e o nosso apoio.

A intenção dos Penaboys é tentar que todo o estádio cante e apoie a equipa e não apenas um grupo de 20 ou 30 pessoas a cantar. Dou por exemplo os jogos em Inglaterra em que toda a gente canta sejam eles novos ou velhos, mulheres ou homens. Temos que implantar esse espírito em Penafiel. Sei que nem toda a gente tem vontade de cantar mas umas palmas já era o suficiente. Por isso espero que toda a gente seja sócio dos Penaboys e que para o ano consigamos a tão merecida subida de divisão. Ser sócio dos Penaboys custa 15 euros por ano ou seja pouco mais que 1 euro por mês. A inscrição custa 7.50 euros para os homens e para as mulheres é grátis(vamos lá mulheres). Todos os sócios vão ter direito a um cartão com a sua fotografia e número de sócio. Vai-se abrir uma conta num banco e todos vão ter direito a saber como andam as contas dos Penaboys.

Espero que adiram a esta iniciativa. QUEREMOS AS PESSOAS TODAS UNIDAS DE TODAS AS IDADES A PUXAR PELO PENAFIEL.

PRÓXIMO TREINADOR DO PENAFIEL PODERÁ SER BRUNO CARDOSO

Ao que tudo indica Rui Quinta vai sair do FC Penafiel para o Gil Vicente, Bruno Cardoso treinador que na época transacta esteve no Esmoriz deverá ser o próximo treinador do FC Penafiel. Tem 53 anos natural do Porto e treinou sempre escalões inferiores nunca estando na 1.ª liga. Antigo jogador do Boavista,Amarante,Sanjoanense e Penafiel, Bruno Cardoso viria a acabar a carreira no Algarve ao serviço do ambicioso Louletano dos finais dos anos 80.E foi no Algarve que também começaria a carreira de técnico ao serviço do Almansilense,então a competir na 3ª Divisão. Em Penafiel esteve como jogador nas épocas 84/85 e 85/86 jogando na 1.ª divisão fazendo 53 jogos e marcando um golo, jogava a médio centro.



Carreira de treinador:


90/91-Almansilense-III
91/92-Almansilense-III
92/93-Quarteirense-II B(incompleta)
92/93-Esp.LAGOS-II B(ultimas jornadas)
93/94-Esp.LAGOS-II B(incompleta)
94/95-Almansilense-Dist.
95/96-Louletano-II B
96/97-Ovarense-II B
97/98-Ovarense-II B
98/99-Ovarense-II B
99/00-Ovarense-II B
00/01-Ovarense-II H.(incompleta)
00/01-Marco-II H.(2ªvolta)
01/02-Marco-II H.(incompleta)
01/02-Ovarense-II H.(2ªvolta)
02/03-Ovarense-II H.
03/04-Ovarense-II H.(incompleta)
03/04-União Madeira-II H.(2ªvolta)
04/05-05/06-Esmoriz-II B
06/07-Esmoriz-II B(incompleta)
06/07-União Madeira-II B(2ªvolta)
07/08-Louletano-II B
08/09-Esmoriz-II B

sábado, 6 de junho de 2009

OS AVANÇADOS

Finalmente está a chegar ao fim a votação do melhor 11 de sempre do Penafiel. Faltam os avançados. Os visitantes vão poder votar em 2 avançados da lista que há na votação que ao longo dos anos deram grandes alegrias ao Penafiel com as suas jogadas e fantasticos golos. Votem nos 2 avançados que acham que foram os melhores de sempre do nosso clube. Seleccionem 2 respostas. E assim ficará composto o melhor 11 de sempre do nosso histórico clube.

terça-feira, 2 de junho de 2009

INFORMAÇÃO

Meus amigos penafidelenses estou aqui para esclarecer algumas dúvidas sobre o que se passou na última sexta feira no jogo que houve entre os Penaboys e o Penafiel e o jantar que se seguiu. O jogo foi organizado pelos jogadores do Penafiel e convidaram quem quiseram, convidaram os fundadores dos Penaboys desta época e mais alguns amigos dos jogadores que nada têm haver com a claque, logo não foi nenhum grupo restrito dos Penaboys nem nada que se pareça, por isso não falem do que não sabem. Quanto ao jantar, foi um convívio entre os jogadores, membros da direcção, da equipa técnica e os fundadores dos Penaboys desta época. Eu (cacholas), e os Penaboys não temos culpa por mais gente não ter sido convidada. Por isso agradeço que não mandem bocas nem insultem ninguém porque estamos num momento de união entre os adeptos. Em relação aos comentários estarem cortados é devido a pessoas que aqui vêm comentar que não são penafidelenses e querem vir destabilizar a nossa grande união neste momento, imaginem que os adeptos do Gondomar e Paços Ferreira já vieram tentar destabilizar o nosso blog e clube, mas eu nem hipótese dou de os comentários serem postos. Imaginem como somos grandes e incomodamos toda a gente mesmo estando na II-B. Obrigado penafidelenses e continuem apoiar os nossos jogadores o nosso clube e a nossa cidade que é bem melhor que a terra do serrim. VIVA O PENAFIEL

segunda-feira, 1 de junho de 2009