sexta-feira, 30 de março de 2012

CURIOSIDADES

  No próximo domingo fará exatamente 5 anos que o Penafiel visitou o Portimonense para o campeonato na época 2006-2007. Foi no dia 1 de abril como vai ser no domingo que o Penafiel empatou em Portimão a uma bola com o golo penafidelense a ser marcado imaginem por quem!? Por Luís Carlos jogador que agora atua em Portimão e que ainda este ano jogou com a nossa camisola. Coincidências para o próximo dia 1 de abril que até parece mentira... Poucos jogadores restam dessa época somente Dias e Guedes tiveram nesse jogo, sendo o defesa utilizado apenas 10 minutos e o avançado Guedes esteve no banco. O Penafiel nesse jogo alinhou com Palatsi, Celso, Vinicius, Nuno Diogo, Lourenço, Pedro Araújo, Luís Carlos, Vitor, Clayton, Fernando e Ramon, jogaram ainda, Dias, João Pedro e Filipe, o treinador era Rui Bento. Coincidências para um jogo em que o Penafiel tem de ganhar para se poder agarrar aos lugares que podem dar acesso à liguilha. Outra coincidência foi que o golo do Portimonense foi marcado depois dos 90 minutos como tem acontecido este ano nas partidas da equipa rubro negra... Esperemos que domingo assim não aconteça.  Na foto temos um estandarte de Luís Carlos com a camisola penafidelense da época 2006-2007 e com a qual marcou o golo à equipa de Portimão.

SAD ADIADA PARA OS PRÓXIMOS ANOS

No decorrer da assembleia geral extraordinária do Fc Penafiel chegou-se à conclusão que a SAD ainda não é para já. Havia a possibilidade de o nosso clube não poder inscrever jogadores para a próxima época devido a dívidas ao fisco, as finanças dizem que o FC Penafiel deve mais de 400 mil euros, pois as contas parecem mal feitas e onde a dívida é muito inferior ao que as finanças dizem. Pelo que diz a nossa direção e liga de clubes o Penafiel deve cerca de 150 mil euros, sendo a Liga e FPF que devem assumir esta dívida e a de outros clubes em situações identicas. Embora a SAD não se concretize no imediato, a lei de bases do desporto obrigará todos os clubes profissionais nos próximos anos a constituir a tal SAD. António Gomes foi o homem que teve mais tempo com o dom da palavra  e falou-se da atual época. Disse que a direção fez de tudo para dar uma alegria a esta cidade e aos nossos adeptos mas que o futebol é assim, nem todos podem ser felizes, disse ainda que o FC Penafiel é um clube de topo, pois é dos únicos clubes que tem tudo em dia. Falou-se ainda que o 3.º e 4.º lugar no campeonato poderá dar acesso à primeira liga, e onde alguns adeptos tomaram a palavra e disseram que ainda não atiraram a toalha ao chão e em Portimão vão estar apoiar o clube. Para terminar António Gomes disse que era o último ano que estava à frente do clube pois já não tem idade para sofrer tanto pelo clube que ama. E por falar nesse assunto relembrou-se aos associados que até dia 20 de abril estão abertas as candidaturas para eleger a nova direção do clube.

terça-feira, 27 de março de 2012

ASSEMBLEIA GERAL DO CLUBE

CONVOCATÓRIA
Ao abrigo do disposto no Art. 109.° dos Estatutos do Futebol Clube de Penafiel, convoco uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 28 de Março de 2012, pelas 20:30 horas, no Saläo Nobre dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Ponto 1: discussão e votação de proposta da Direção do Futebol Clube de Penafiel para a constituiçäo de uma sociedade anónima desportiva (SAD);
Ponto 2: discussäo e votação de autorização a conceder à Direçâo do Futebol Clube de Penafiel para tomar todas as diligências necessárias para a constituição daquela sociedade anónima desportiva, de forma a que os seus Estatutos possam ser aprovados em nova Assembleia Geral Extraordinária a realizar no prazo máximo de 30 dias.
Se à hora marcada não se encontrar presente a maioria dos Sócios, a Assembleia funcionará uma hora depois com qualquer número de Sócios presentes (Artigo 109°, 2° dos Estatutos).
Poderão participar na Assembleia todos os sócios que apresentem o seu cartão de Associado com pelo menos a quota do mês de Março de 2012 (Artigo 27° dos Estatutos).

domingo, 25 de março de 2012

LINHA AVANÇADA MUITO FRACA

  Mais uma vez o FC Penafiel perdeu em casa desta vez frente ao Leixões por 0-1. Apesar da equipa penafidelense não ter feito um grande jogo o resultado é injusto pois o Leixões apenas importunou Riça por duas vezes, mas como já estamos habituados, a eficácia das equipas adversárias é muito forte. Pelo contrário a nossa eficácia é péssima, os médios não marcam golos e muito menos os nossos avançados. Só para dar um exemplo Manoel tem 12 golos no campeonato mas 7 são de penalti. O golo do Leixões aconteceu aos 20 minutos num lance em que Riça podia ter feito bem melhor. A equipa de Matosinhos nada tinha feito para fazer o golo mas Diego Mourão ex jogador do Penafiel conseguiu introduzir a bola na baliza. A partir do golo o Penafiel tentou chegar ao empate mas nunca teve arte nem engenho para marcar golos. Já na segunda parte aos 53 minutos Francisco Chaló fez entrar Pedrinha e Baptiste mas com avançados destes o Penafiel não pode marcar golos. Aos 72 minutos a tarefa ficou mais complicada e Sérgio Oliveira foi expulso depois de levar o segundo amarelo. Ainda antes da expulsão o médio emprestado pelo FC Porto fez o melhor remate da partida fora da área mas o guardião leixonense opôs-se bem ao remate. Mesmo com mais um jogador os penafidelenses controlavam o jogo mas as oportunidades de golo eram escassas e quando havia oportunidades os nossos avançados rematavam para fora ou faziam passes ao guarda redes. Aldair ainda entrou a 20 minutos do fim mas a sua prestação foi igualmente fraca aos seus companheiros atacantes. O jogo foi caminhando para o fim e a derrota do Penafiel  foi injusta porque dominou o adversário mas igualmente justa porque os nossos avançados não sabem fazer golos. E diga-se de passagem que não é por falta de treino porque ainda há poucos dias Francisco Chaló optou por fazer um treino onde pôs os jogadores somente a fazer finalização ( o treino todo) e o resultado desse mesmo treino foram pouquíssimos golos e só com o guarda redes pela frente ( só visto , muito fraco mesmo). O Penafiel ainda pode tentar entrar nos 4 primeiros classificados a pensar na liguilha mas com estes resultados não me parece e já estamos mais perto da descida de divisão do que da subida...

O Penafiel alinhou com Riça, Dias (Aldair 70') Paulo Oliveira, Allyson, Elízio, Ferreira, Ruben ( Pedrinha 53') Sérgio Oliveira, Diogo Viana ( Baptiste 53') Manoe e Guedes.

quinta-feira, 22 de março de 2012

MÉDIA DE ESPETADORES

 

   O FC Penafiel nesta última jornada passou para a frente na média de espetadores na liga orangina. Apesar da equipa penafidelense não ter jogado no 25 de abril, o Belenenses equipa que estava à frente na média de espetadores apenas teve 962 neste último jogo. Na imagem mostra  o quadro com os clubes e a sua respetiva média de espetedores por jogo. É pena ver clubes como a Naval e Aves que estão a lutar para subir de divisão e por jogo apenas têm 300 e 600 pessoas. O FC Penafiel dá um bom exemplo e está agora em primeiro lugar da tabela com 1478 espetadores de média.

Dados da Liga portuguesa de futebol.

terça-feira, 20 de março de 2012

MAIS E MENOS DA SEMANA

  O mais da semana não vai para nenhum jogador nem para a equipa, vai sim para os adeptos penafidelenses que estiveram em Moreira de Cónegos apoiar a equipa. Estiveram presentes cerca de 200 adeptos penafidelenses e com certeza não mereceram a exibição que a equipa produziu. Parabéns a todos e espera-se que o apoio e entusiasmo pela equipa não esmoreça, faltam sete jornadas para o fim do campeonato e muito por acontecer, o segundo lugar ainda não está impossivel e não se sabe se vai haver alargamento, e se houver uma liguilha o terceiro e quarto lugar ainda poderá dar direito à subida de divisão. Penafidelenses continuem apoiar a nossa equipa.

   O menos da semana vai para a equipa no seu todo, não quis individualizar ninguém, pois o jogo foi péssimo por todos os jogadores,  A vontade estava lá, a garra também mas nada calhou bem aos nossos jogadores, na hora de passar a bola e de rematar todos falharam o alvo. Foi uma má exibição que espera-se que no próximo domingo frente ao Leixões tudo seja diferente. Com certeza os penafiedelenses vão estar em peso no 25 de abril como têm feito anteriormente e uma vitória é preciso para animar as hostes. Os adeptos querem uma vitória com má ou boa exibição, o que interessa são os três pontos. VAMOS PENAFIEL

domingo, 18 de março de 2012

CLASSIFICAÇÃO

DERROTA DEITA TUDO A PERDER

  Em Moreira de Cónegos o Penafiel perdeu com o Moreirense por 3-1. O jogo começou mal para o Penafiel, Rafa lesionou-se e deu lugar a Ruben, apesar de muito cedo, este sem dúvida foi o momento do jogo. Rafa faz muita falta ao meio campo penafidelense e Ruben ao contrário do último jogo esteve muito mal. Na primeira parte o jogo esteve equilibrado havendo oportunidades de golo por ambas as partes. Allyson e Sérgio Oliveira tiveram oportunidades de fazer o que fazem bem nos treinos, que é marcar golos de livre direto mas em três livres muito perigosos a bola não passou da barreira. Ruben ainda teve nos pés duas boas chances de marcar à entrada da área mas mais uma vez o que faz bem nos treinos não fez nos jogos, a bola nos dois remates passou a vários metros da baliza. Aos 44 minutos Fábio Espinho fez o primeiro golo da partida, Ruben perdeu infantilmente a bola no meio campo (quem mais podia ser) e num cruzamento o médio do Moreirense cabeceou para o fundo das redes de Riça. O Penafiel foi a perder para o intervalo devido a mais uma desconcentração nos últimos minutos da primeira parte. No ínicio da segunda parte a equipa de Moreira de Cónegos ficou reduzida a 10 elementos, Diogo Viana num rasgo obrigou Diogo Figueiras a fazer falta e levar o segundo amarelo. Com o Moreirense reduzidos a 10 jogadores parecia que o Penafiel tinha argumentos para chegar à baliza de Ricardo mas aos 62 minutos o árbitro da partida João Ferreira inventou um penalti a favor da equipa da casa e Fábio Espinho bisou. Tudo ficou difícil para o Penafiel e mesmo com mais um jogador o Moreirense fez o 3-0 através de Cícero. Allyson fez o 3-1 após um canto aos 83', o golo do central brasileiro não foi suficiente e o Penafiel não teve mais perto do golo a não ser um remate de Guedes fora da área que passou perto  da barra. O segundo lugar está agora mais longe mais precisamente a 8 pontos e a subida apesar de não ser impossivel está praticamente inatingível. As duas centenas de penafidelenses que se deslocaram a Moreira de Cónegos sairam desiludidas do estádio pela exibição e pela derrota da nossa equipa.
Campo de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos
Moreirense - Penafiel, 3-1

Moreirense: Ricardo Ribeiro, Diogo Figueiras, Anilton, Ricardo Fernandes, Augusto, Castro, Luís Pinto, Pintassilgo, Fábio Espinho (Miguel Oliveira, 77), Bruno Moreira (Tales, 60) e Cícero (Ghilas, 88)
Penafiel: Riça, Dias (Baptiste, 59), Paulo (Aldair, 78), Allyson, Elizio, Rafa (Ruben, 17), Ferreira, Sérgio, Guedes, Diogo e Manoel

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Ricardo Fernandes (22), Anilton (36), Diogo Figueiras (39 e 52), Sérgio (62), Augusto (69), Manoel (72) e Cícero (79). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Diogo Figueiras (52)

 Assistência: Cerca de 1.300 espectadores

sábado, 17 de março de 2012

TODOS A MOREIRA DE CÓNEGOS

Amanhã o FC Penafiel tem um jogo decisivo tendo em conta a subida de divisão. O plantel está empenhado em fazer voltar o clube à primeira divisão e o nosso capitão é a voz do grupo onde já disse publicamemente que a equipa está concentrada no objetivo da subida. Francisco Chaló já fez a convocatória para este domingo, a novidade é que o técnico convocou todos os jogadores disponíveis talvez para mostrar a forte união no plantel.. Os convocados foram: Golas, Riça, Elízio, Dias, Vitor, Paulo Oliveira, Allyson, Valdemar, Penela, Rafa, Ferreira, Sérgio Oliveira, Ruben, Pedrinha, Mota, Diogo Viana, Guedes, Baptiste e Manoel. Indisponíveis para este jogo por lesão estão Tiago, Coronas e Pastel. Espera-se uma forte adesão de adeptos penafidelenses, pois este jogo pode decidir muita coisa. Faz-se daqui um pedido a todos os penafidelenses que apareçam em Moreira de Cónegos para apoiar a nossa equipa. Uma vitória é preciso. FORÇA PENAFIEL

quinta-feira, 15 de março de 2012

FPF VETA ALARGAMENTO DO CAMPEONATO SEM DESCIDAS

A Federação Portuguesa de Futebol confirmou ao final da tarde desta quinta-feira que veta o alargamento da Liga sem descidas.

Uma decisão já esperada, e que surge depois de uma reunião de direção e outra com os associados do organismo. Mário Figueiredo, presidente da Liga, esteve na sede federativa, mas saiu precocemente, por entender que a discussão do alargamento não fazia parte da ordem de trabalhos.

Finalmente alguém com juízo, pondo fim à tentativa de haver alargamento da 1.ª liga sem descidas de divisão. Claramente esta decisão é justíssima repondo a verdade desportiva  num campeonato em que alguns dirigentes tudo fizeram para não haver descidas, o que era uma vergonha.

quarta-feira, 14 de março de 2012

MAIS E MENOS DA SEMANA

Apesar de Ferreira ter sido mais uma vez o melhor em campo, o mais da semana vai para Sérgio Oliveira, o médio emprestado pelo FC Porto chegou a Penafiel quando nenhum médio tinha golos pela nossa camisola no campeonato. Sérgio já marcou dois golos decisivos um frente ao União e agora outro grande golo ao Arouca. A jovem promessa do futebol português tem qualidade e tem no seu remate um grande argumento para bater as defesas adversárias, esperamos muitos mais golos nestas jornada finais para satisfazer o sonho de todos que é a subida de divisão. Mais uma vez ressalvo que Ferreira mais uma vez foi o melhor em campo. Parabéns aos dois.

O menos da semana vai para o conselho de presidentes e assembleia extraordinária da Liga Portuguesa de Ftebol. Na tal assembleia ficou decidido o alargamento para 18 clubes na primeira liga e ficou também decidido que nenhum clube da 1.ª liga descia de divisão. Uma autêntica vergonha, nas últimas jornadas do campeonato é que se decide que ninguém desce, mas que futebol é este?  Que leis são estas? O nosso futebol cada vez está pior e com decisões destas cada vez mais as pessoas vão fugir dos estádios. A liguilha que se ia disputar entre o 15.º , 16.º da primeira liga e o 3.º e 4.º da liga orangina foi chumbada.  Com estas decisões a credibilidade do futebol está a diminuir e qualquer dia o desporto rei em Portugal acaba. A Federação Portuguesa de Futebol ainda tem uma palavra a dizer e esperemos que não dê carta branca a esta decisão.

segunda-feira, 12 de março de 2012

CLASSIFICAÇÃO

NA CORRIDA PELA SUBIDA

Uma vitória sobre o Arouca pôs o Penafiel na corrida pela subida de divisão, agora a 5 pontos do segundo lugar que é ocupado pelo Aves. Os golos penafidelenses foram marcados por Manoel e Sérgio Oliveira ainda na primeira parte. Os primeiros 15 minutos de jogo foram muito fracos, mas com o decorrer do tempo o futebol melhorou e os golos apareceram. Ferreira deu o mote e num rasgo individual entrou na área e quando preparava-se para chutar levou um toque sendo derrubado, João Capela assinalou  grande penalidade, Manoel não desperdiçou. Volvidos 5 minutos Sérgio Oliveira marcou o golo da tarde num remate fora da área, um golo que levantou os espetadores presentes no 25 de abril. O Penafiel em vantagem tirou o pé do acelerador e o Arouca de bola parada reduziu para 2-1 nos descontos do primeiro tempo. Na segunda parte Riça teve pouco trabalho e a equipa penafidelense foi a equipa que mais atacou e produziu mais oportunidades de golo. Manoel ainda desperdiçou uma grande penalidade e na recarga com a baliza escancarada atirou para fora. Os penafidelenses presentes no estádio com certeza lembraram-se dos últimos jogos em que sofremos golos nos últimos minutos, mas o Arouca não teve capacidade de importunar Riça e tudo acabou bem com uma vitória penafidelense.

Jogo no Estádio do 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel: Riça, Dias, Allyson, Paulo Oliveira, Elízio, Rafa, Ferreira, Sérgio Oliveira (Pedrinha, 71), Pedro Coronas (Rúben Ribeiro, 01), Manoel e Guedes (Vítor Bruno, 90).
(Suplentes: Vítor Golas, Valdemar, Vítor Bruno, Rúben Ribeiro, Pedrinha, Aldair e Baptiste).

Arouca: Bruno Conceição, Fernando, Juan, Miguel Angelo, Backar, Nené (Vinicius, 65), Soares, Babanco, Hélder Silva (Bruninho, 46), Joaeno e Jorge Leitão (Roberto, 65).
(Suplentes: Rui Nereu, Vinicius, Filipe Melo, Bruninho, Paulinho, Hugo Monteiro e Roberto).

Árbitro: João Capela (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Soares (23), Nené (42), Miguel Angelo (61) e Guedes (69).
Assistência: Cerca de 1.800 espetadores

sexta-feira, 9 de março de 2012

TODOS AO 25 DE ABRIL

No próximo domingo o Penafiel irá defrontar o Arouca, 8.º classificado da liga atrás do Penafiel a um ponto. Francisco Chaló apenas tem uma baixa, Diogo Viana que está castigado pois levou o 5.º amarelo. Guedes será o seu substituto. É um jogo importante pois um resultado que não seja a vitória será muito mau e o segundo lugar que a equipa pretende será quase inatingivel. O jogo será as 15:30 e terá como árbitro João Capela. Esperemos que o 25 de abril esteja cheio para apoiar os nossos jogadores.

segunda-feira, 5 de março de 2012

ESTORIL 1-1 PENAFIEL

ESTORIL EMPATA AOS 98 MINUTOS.

Depois de mais de 100 minutos de jogo o Penafiel trouxe do Estoril um ponto, graças ao empate a uma bola com a equipa da linha. O golo penafidelense foi marcado por Manoel aos 40 de grande penalidade. Na segunda parte o Estoril foi mais forte e encostou o Penafiel à defesa. A equipa de Francisco Chaló só sabia jogar em contra-ataque e ainda criou duas boas ocasiões de golo, mas Manoel e Diogo Viana não souberam aproveitar para matar o jogo. O árbitro Marco Ferreira deu 5 minutos de compensação  mas só acabou o jogo aos 100 minutos, o golo estorilista aconteceu aos 98'. Obviamente o árbitro da partida teve influência direta no resultado pois parece que estava à espera que o Estoril marcasse. A pontinha de sorte ainda não foi desta vez que nos acompanhou e mais uma vez sofremos um golo no último minuto numa partida que durou 100 minutos, uma autêntica vergonha. O jogo já foi no sábado e neste momento no site da liga ainda não tem a ficha de jogo do Estoril 1-1 Penafiel, talvez porque não sabem em que minuto hão-de atribuir o golo ao Estoril. Mais uma vez o Penafiel bateu-se bem contra uma equipa que tinha ganho os últimos seis jogos apenas pecou por não saber ter a bola mais tempo a seu favor talvez pela idade tenra dos nossos jogadores. Por outro lado o Penafiel nos últimos 8 jogos apenas perdeu uma vez, no Belenenses. O sonho da subida continua e o próximo jogo será frente ao Arouca no municipal 25 de abril. Há que acreditar, os nossos jogadores não podem ficar desiludidos, há que dar o máximo já neste próximo jogo para encurtar distâncias para o segundo classificado que agora é o Moreirense. Uma palavra agora para a meia centena de  penafidelenses que se deslocaram ao Estoril que apoiaram a equipa do início ao fim e não mereciam o desfecho do jogo. FORÇA PENAFIEL, A SUBIDA É POSSIVEL...

Jogo realizado no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril-Praia: Vagner, Anderson (Pedro Moreira, 69), Steven Vitória, Lameirão, Tiago Gomes, Gonçalo Santos (Rodrigo Dantas, 76), Carlos Eduardo, João Coimbra, Licá, Gerso e Fabrício (Adilson, 57).

Penafiel: Riça, Dias, Paulo Oliveira, Allyson, Elízio (Vítor, 52), Rafa, Ferreira, Sérgio Oliveira (Valdemar, 85), Diogo Viana, Coronas (Pedrinha, 65) e Manoel.

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Paulo Oliveira (09), Gonçalo Santos (30), Anderson (38), Elízio (44), Carlos Eduardo (45), Diogo Viana (45+2), Sérgio Oliveira (58), Pedrinha (71), Licá (73), Ferreira (79), Vítor (88), Rafa (90+1), Adilson, 90+5.

Assistência: 1.043 espetadores