terça-feira, 30 de abril de 2013

FEDERAÇÃO CHUMBA ALARGAMENTO ESTA ÉPOCA

  


A federação portuguesa de futebol chumbou o alargamento da I liga para 18 clubes, alegando que que qualquer alteração à regulação dos quadros competitivos deve forçosamente ocorrer no início de uma época desportiva e não no seu decurso. Só para a época 2013-2014 se deve fazer a alteração, tendo a liga portuguesa de futebol aprovar até 30 de Junho de 2013, nos termos que entender convenientes, o regime de subidas e descidas a aplicar no final da época 2013/2014 , que permita que, na época desportiva seguinte (2014/2015), esteja concretizada a deliberação do Conselho de Justiça.
  Aqui fica o comunicado da FPF sobre o alargamento para 18 clubes na I liga.

COMUNICADO:

1. A Federação Portuguesa de Futebol foi notificada no dia 23 de Abril de 2013, das deliberações da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, alcançadas em Assembleia Geral Extraordinária no passado dia 6 de Abril.

2. Dessas deliberações se conclui que é alterado o vigente Regulamento de Competições e são estabelecidas várias disposições transitórias.

2.1. Das deliberações resulta o alargamento, para 18 participantes, da I Liga, na época desportiva 2013-2014.

2.2. Resulta ainda, neste caso das disposições transitórias, que se pretende integrar o Boavista FC Futebol, SAD e, caso tal não se venha a verificar, em face dos pressupostos estabelecidos para essa integração, adianta-se a forma de preenchimento de outra vaga.

3. Tais propostas de alteração regulamentar carecem, nos termos da lei, do acordo da Direção da Federação Portuguesa de Futebol. Exigia-se, pois, ponderação mas também celeridade.

4. A Direção da Federação Portuguesa de Futebol sempre entendeu, e agora reafirma-o, que qualquer alteração à regulação dos quadros competitivos deve forçosamente ocorrer no início de uma época desportiva e não no seu decurso.

5. Resulta das deliberações da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a alteração, com efeitos na época desportiva que ainda decorre, das normas regulamentares que regem as subidas e descidas de divisão, as quais foram devidamente fixadas no início da época 2012-2013.

6. Tal significa, desde logo, que a base regulamentar em que assentaram os direitos, interesses e expectativas legítimas de todos os participantes nessas competições se veem abalados no momento quase final da mesma.

7. As regras que deviam aparecer no início das competições surgem, bem vistas as coisas, em momento terminal das mesmas.

8. Por outro lado, da leitura atenta das disposições transitórias aprovadas pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, não se retira, de forma segura, a integração do Boavista FC Futebol, SAD, na I Liga. Neste domínio, cumpre afirmar que a Direção da Federação Portuguesa de Futebol mantém-se respeitadora das deliberações, e seus efeitos, dos seus órgãos jurisdicionais, designadamente do Conselho de Justiça, relativamente às quais é seu dever cumpri-las, mas ainda fazê-las cumprir.

9. Assim sendo, a Direção da Federação Portuguesa de Futebol não pode concordar com as propostas da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, nos termos em que elas se apresentam. Por um lado, elas não respeitam os princípios da estabilidade e integridade das competições. Por outro lado, não asseguram cabalmente a integração do Boavista FC Futebol, SAD, na I Liga.

10. Em consequência do referido, a Direção da Federação Portuguesa de Futebol, registando-se somente um voto em sentido contrário, decidiu, pois, não aprovar o alargamento da I Liga, tal como resulta das deliberações da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

11. Mais decidiu a Direção da Federação Portuguesa de Futebol instar a Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional a aprovar até 30 de Junho de 2013, nos termos que entender convenientes, o regime de subidas e descidas a aplicar no final da época 2013/2014 , que permita que, na época desportiva seguinte (2014/2015), esteja concretizada a deliberação do Conselho de Justiça.

12. A Direção da Federação Portuguesa de Futebol entende que só desta forma se garantem dois pressupostos essenciais: a estabilidade das competições e o conhecimento atempado das regras com que estas se iniciam e terminam.

RAFA DE SAÍDA DO FC PENAFIEL

   Rafa já não vai vestir a camisola penafidelense para a próxima época e assinou um contrato de três anos com o clube insular o Nacional da Madeira.
  Rafa natural de Cête, jogou nas camadas jovens do FC Penafiel e teve 6 épocas na equipa sénior do nosso clube. É sem dúvidas um dos líderes da equipa e sempre um dos melhores em campo em todos os jogos. Rafa segue assim os passos de Bruno Amaro, que deixou os penafidelenses para ingressar no Nacional da Madeira. Ambos têm o mesmo empresário e outro jogador que tem o mesmo empresário é Pedro Coronas, um dos jogadores que é apontado a outros clubes da primeira divisão.
  Rafa então é o primeiro abandonar o clube mas de certeza não será o último. Quando vemos Rafa a sair da equipa rubro negra e os próximos que sairão, vemos que o FC Penafiel podia ter feito algo mais no campeonato. Miguel Leal diz que o plantel é jovem e que não dava para mais que a manutenção, mas quando vemos jogadores a sair do FC Penafiel casos de Rafa, Coronas é cobiçado, Diogo Viana é cobiçado, e outros jogadores jovens mas com classe vemos que a época está a saber a pouco.
  Esperemos que no final da época não haja uma debandada total, pois temos grandes jogadores no plantel e precisamos deles para a próxima época.
  

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PARTIDA EMOTIVA

  Ontem o FC Penafiel conseguiu um empate no sempre difícil estádio do mar. A equipa da casa marcou primeiro aos 38 minutos por intermédio do antigo jogador do Penafiel Nuno Silva. O golo do empate só surgiu na segunda parte por M'Bala que fintou o guarda redes e rematou para o fundo das redes. Metade do golo também se atribui ao passe de Robson, que desmarcou na perfeição o jovem avançado penafidelense.
   A primeira parte o Leixões teve muito forte não deixando o Penafiel aproximar-se da baliza de Rui Sacramento, havendo poucas oportunidades de golo para o lado rubro negro.
  Na segunda parte a equipa de Miguel Leal entrou melhor em campo e dominou os segundos 45 minutos. O Leixões não teve a garra da primeira parte parecendo que as pilhas tinham acabado. Depois do golo do M'Bala o Penafiel teve as melhores oportunidades de golo, Ferreira endereçou uma bola ao poste e ainda houve um cabeceamento onde o guardião leixonense fez uma grande defesa. Aos 90 minutos Coelho fez a defesa da manhã negando o golo a um avançado matosinhense.
  Nos descontos o FC Penafiel teve uma serie de cantos consecutivos, que não seu em nada, apenas uma suposta mão de um jogador do Leixões, onde os jogadores penafidelenses reclamaram grande penalidade.  Foi uma boa partida de futebol, onde houve sempre incerteza no resultado. O Penafiel pelo que fez na segunda parte talvez merecesse ganhar o jogo, pois criou várias oportunidades de golo, mas a estrelinha da sorte não acompanhou a equipa duriense.
  Agora seguem-se dois jogos seguidos em casa, com o Santa Clara e Oliveirense.

Jogo no Estádio do Mar, em Matosinhos.

Leixões - Penafiel, 1-1.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Nuno Silva, 39 minutos. 1-1, Mbala, 58.

Equipas:
Leixões: Rui Sacramento, Gonçalo Graça, Nuno Silva, Sequeira (Steven, 73), Fábio Santos, Cadinha (Mailo, 67), Tiago Borges, Luís Silva, Moedas, Hernâni (Kizito, 84) e Calé. (Suplentes: Matos, Steven, Nélson, Zé Augusto, Kizito, Mailo e Novais).
Treinador: Pedro Correia.
Penafiel: Coelho, Vítor Bruno, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar (Pedro Santos, 84), Robson (Organista, 67), Rafa, Ferreira, Diogo Viana (Coronas, 59), Paulo Roberto e Mbala. (Suplentes: Nuno Santos, Joel, Aldaír, Guedes, Coronas, Pedro Santos e Sérgio Organista).
Treinador: Miguel Leal.

Árbitro: João Ferreira (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo a Rafa (33), Paulo Roberto (41), Luís Silva (42) e Robson (57).

Assistência: 1.321 espectadores.

domingo, 28 de abril de 2013

LEIXÕES 1-1 PENAFIEL


sexta-feira, 26 de abril de 2013

PARABÉNS ROBSON

  Robson está de parabéns pois faz hoje 25 anos de idade. Tem sido um jogador fundamental no meio campo penafidelense. A partir da 14.ª jornada lesionou-se e deu o lugar a Sérgio Organista. O médio brasileiro perdeu a titularidade mas tem jogado sempre que não está lesionado, ou seja a titular ou como suplente. O seu toque de bola é do melhor que temos no plantel, onde os seus passes fazem a diferença. Já tem 5 golos ao serviço do Penafiel e alguns importantes como por exemplo o golo da vitória na Covilhã.
  Na última semana antes do jogo com o Portimonense teve um infortúnio na sua vida pessoal, faleceu-lhe a mãe e talvez por isso não teve a 100% no jogo.
  O Blog Força Rubro Negra em nome dos penafidelenses dá-lhe os sentimentos pelo que aconteceu à sua mãe e dá-lhe também os parabéns pelos seus 25 anos. PARABÉNS ROBSON E FORÇA

quarta-feira, 24 de abril de 2013

OUTROS TEMPOS OUTRAS ÉPOCAS, 1958-1959

  Na época 1958/1959  a equipa penafidelense ingressou na I regional, já que não tinha conseguido na época anterior a subida de divisão.
  A 31 de julho  de 1958, uma nova direção tomou posse sendo o presidente Eduardo Aureliano Pinto Monteiro.
  O FC Penafiel nesta época teve adversários como Rio Ave, Aves, Paredes, Leça e Varzim. O campeonato não correu tão bem como se esperava, mas a equipa obteve um 5.º lugar, com os mesmos pontos do Avintes que ficou em 4.ºlugar.
 Com o quinto lugar o FC Penafiel teve direito a disputar o campeonato nacional da III divisão, que foi disputado entre janeiro e maio de 1959. O campeonato foi bem disputado, mas o Beira Mar e o Ovarense levaram a melhor deixando o FC Penafiel em terceiro lugar não deixando os rubro negros atingir a próxima fase, fase esta que dava direito a disputar a subida à segunda nacional. O Beira Mar teve 14 pontos, o Ovarense 10 e o FC Penafiel também 10 mas em goal-average perdia para a equipa vareira.
  Os jogadores utilizados neste campeonato foram o guarda redes espanhol Manolo, o Machado, Taco, Chaves, Correia, Marocas, Germano, Rosas, Pinto, Silva Pereira I, Silva Pereira II e José Alberto. Na primeira fase do campeonato ainda jogaram Vitor, Rodrigues, Taco II, Brandão e Bicas. O treinador foi Jacinto Mestre.
 A foto é da equipa do FC Penafiel nesta época e a crónica do jogo, diz respeito à ultima jornada da I regional. Foi a maior goleada do FC Penafiel esta época.
  Isto parece um pouco confuso, pois fala-se de I regional e III nacional. Mas neste tempo ainda não havia uma III nacional a começar desde o início da época. Os melhores classificados da I regional disputavam a terceira nacional. Eram outros tempos, mas se calhar menos complicados do que se passa na atualidade. Estamos a 5 jornadas do fim do campeonato e ainda não se sabe se há alargamento da I divisão, se há liguilha, quantas equipas irão subir. Somos mesmo um país atrasadinho onde os nossos dirigentes em todos os quadrantes só pensam neles próprios. Pode ser que isto mude um dia.

terça-feira, 23 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

JUNIORES VENCEM PAÇOS DE FERREIRA

    Os juniores venceram este fim de semana o vizinho Paços de Ferreira por 3-1 e conseguiram ultrapassar a equipa da capital do móvel na classificação. Mesmo com este resultado a equipa rubro negra não pode deitar foguetes, pois o Varzim também ganhou e está apenas a um ponto dos lugares de descida. O próximo jogo é em casa do segundo classificado o Oliveirense.
  Os juvenis voltaram a desiludir e perderam em casa por 0-3 frente ao Boavista, a sorte é que o Freamunde também perdeu, fazendo o FC Penafiel ficar na mesma em 4.º lugar, não nos esqueçamos que o 5.º lugar pode dar direito a descer de divisão. O próximo jogo é com o penúltimo classificado e uma vitória afastará o Penafiel dos lugares de descida pois o Freamunde irá jogar em casa do Leixões, o primeiro classificado.
  Os iniciados que já desceram de divisão foram goleados por 4-0 pelo Boavista.
  Os infantis fizeram o segundo jogo para o apuramento de campeão e não foram além de um empate caseiro com o Rio Ave a zero bolas. O próximo jogo será em casa do Tirsense, equipa que ganhou ao Varzim e se encontra em primeiro lugar.

domingo, 21 de abril de 2013

MIGUEL LEAL SÓ PEDE O SÉTIMO LUGAR

  No jogo de ontem o Penafiel empatou mais uma vez no 25 de abril a uma bola desta vez com o Portimonense. Ao contrário do jogo com o Tondela a equipa penafidelense entrou bem em jogo e quis ganhar a partida. M'Bala foi dos melhores na frente, dando muito trabalho aos defesas algarvios. Aos 33 minutos numa jogada pelo centro Paulo Roberto inaugurou o marcador, num golo cheio de intenção e de belo efeito. Era o 1-0 para a equipa da casa, os restantes minutos da primeira parte o Portimonense foi incapaz de criar verdadeiro perigo para Coelho levando o jogo para o intervalo no 1-0. 
   A segunda parte foi completamente diferente da primeira,  a equipa de Miguel Leal entregou o jogo ao Portimonense (como disse Miguel Leal) e a equipa algarvia começou a criar perigo para a baliza de Coelho. Depois de várias insistências o Portimonense empatou a partida aos 78 minutos, num cruzamento da direita, alguém se esqueceu de um jogador do Portimonense e sozinho cabeceou para o fundo das redes fazendo o empate. M'Bala já tinha saído aos 72 minutos e tinha sido um dos melhores em campo. Depois do golo Aldair entrou para o lugar de Diogo Viana e teve a melhor oportunidade para desfazer a igualdade, mas sozinho com o guarda redes não conseguiu melhor que acertar no guarda redes. O jogo entretanto terminou onde houve a repartição de pontos. 
  Miguel Leal na conferência de imprensa disse que a sua equipa deu o melhor e que o objetivo é o sétimo lugar. Palavras que nada caem bem nos adeptos penafidelenses. Então estamos a 2 pontos de uma possível liguilha e o objetivo é o sétimo lugar?? Estamos a brincar?  Se não querem que o Penafiel tente uma subida de divisão é melhor então ir para os distritais.  Já perdemos 4 pontos em casa, pontos estes que punha o FC Penafiel em 4.º lugar isolado. É por isso que o estádio tem estado às moscas, nunca lutamos por nada, não há ambição, não há nada com este treinador. É verdade que a equipa está cansada, temos poucas opções, muitas lesões, mas isso não explica tudo. Os adeptos querem o Penafiel a lutar por algo e por isso votaram na assembleia geral a favor do clube nas competições profissionais. Os resultados de hoje beneficiaram outra vez a nossa equipa. O Oliveirense perdeu, o Santa Clara empatou e o Aves também empatou. Continuamos provavelmente a ter o melhor calendário de todas as equipas candidatas à possível liguilha e nem o próximo jogo em Leixões retira esse fator. 
  Lutar é o que se pede, com certeza não é só a nossa equipa que se sente cansada e que tem problemas, as outras também têm os seus problemas. Os adeptos querem garra e ambição, tanto dos jogadores, como dos treinadores, como da direção. Quando não ganhamos há sempre desculpas, os adeptos estão fartos disso e querem outra mentalidade, uma mentalidade vencedora, com ambição e profissionalismo. Lázaro Oliveira treinador do Portimonense já disse que quer a liguilha como outros trinadores e só Miguel Leal quer o 7.º lugar. 
Peço desculpa pelo comentário, mas estando a dois pontos do 4.º lugar e o treinador afirmar que quer o sétimo lugar, só pode ser para rir...

ESTÁDIO 25 DE ABRIL, EM PENAFIEL
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: 1-0, Paulo Roberto (33); Anselmo (78).

Equipas:
Penafiel: Coelho, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar, Vítor Bruno, Rafa, Ferreira, Robson, Mbala (Pedro Coronas, 72), Paulo Roberto e Diogo Viana (Aldair, 86).
Suplentes: Nuno Santos, Joel, Pedro Santos, Fernando, Pedro Coronas, Aldair e Rui Miguel.
Treinador: Miguel Leal.

Portimonense: Ivo Gonçalves, Chico, Ricardo Nascimento, Ruben Fernandes, Márcio Madeira (Mendes, 63), Wakaso, Nelsinho, Fabricio, Quinaz (Anselmo, 62), Fábio Felício (Luís Carlos, 46) e Simmy.
Suplentes: Carlos Henriques, Patrizio Frau, Anselmo, Mendes, Vítor Gonçalves, Luís Carlos e Gomis
Treinador: Lázaro Oliveira.

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Bruno (31), Fábio Felício (45), Ricardo Nascimento (45+1), Wakaso (60) e Gabriel (70).

Assistência: Cerca de 500 espetadores.

PENAFIEL 1-1 PORTIMONENSE

quinta-feira, 18 de abril de 2013

36.ª JORNADA AINDA INCOMPLETA

   Ontem realizou-se a 36.ª jornada da segunda liga, alguns dos jogos já tinha sido antecipados, casos do Tondela 1-0 Guimarães, Portimonense 1-1 Leixões e o Aves 1-1 Penafiel. Ontem realizaram-se os restantes jogos. Houveram algumas surpresas, o Arouca perdeu em Braga por 3-1, na luta pela manutenção o Freamunde foi ganhar ao FC Porto B e um jogo que interessa ao Penafiel, o Santa Clara perdeu em casa com o Trofense por 0-1.  O jogo que está em atraso é o Belenenses - Oliveirense.
  O alargamento do campeonato é provável que aconteça, pois o Boavista não irá desperdiçar a hipótese de voltar à 1.ª liga e com certeza irá garantir os pressupostos financeiros para participar na competição. O 3.º e 4.º lugar da segunda liga garante a entrada na liguilha juntamente com o 15.º e 16.º da primeira liga. A equipa rubro negra está apenas a dois pontos do Aves e Oliveirense equipas que estão em 4.º lugar ( fora as equipas B), por isso é legítimo que o FC Penafiel pense em entrar na tal liguilha. O FC Penafiel recebe no 25 de abril três das equipas candidatas ao 4.º lugar, o Portimonense já no próximo sábado, o Oliveirense e o Santa Clara. A equipa penafidelense é das equipas que mais conquistou pontos em sua casa, e agora está na hora de demonstrar essa força no 25 de abril. Temos seis finais pela frente e uma subida de divisão ajudaria o clube financeiramente, pois é bem mais fácil manter um clube na primeira liga que na segunda. Esperemos que os jogadores se mentalizem e joguem com garra. SÁBADO É PARA GANHAR

quarta-feira, 17 de abril de 2013

JUNIORES E JUVENIS VOLTAM A DESILUDIR

   Os juniores depois da vitória com o Freamunde, voltaram a perder, desta vez em Coimbra, com a Académica por 1-0. Para já o FC Penafiel continua fora dos lugares de despromoção, mas com o Varzim e Boavista à perna. O próximo jogo é com o vizinho Paços de Ferreira e em caso de vitória poderemos igualar os castores na tabela classificativa e fugir ao Varzim já que tem um jogo complicado com o Oliveirense.
  Os juvenis perderam com um dos últimos o Fiães por 2-1 e viram o Freamunde aproximar-se, já que empataram a duas bolas com o Boavista, equipa do Porto que é o próximo adversário do FC Penafiel.
  Os iniciados que estando já despromovidos, ganharam ao primeiro classificado o Trofense por 1-0.
  Os infantis começaram o mini campeonato para o apuramento de campeão da associação do Porto. A equipa não se saiu mal e foi empatar a casa do Varzim a uma bola.
  O campeão vai sair de entre quatro equipas,  o Penafiel, Tirsense que se encontrava na série da equipa rubro negra na fase regular, o Varzim e o Rio Ave. Não nos esqueçamos que Varzim e Rio Ave deixaram por exemplo o FC Porto em terceiro lugar não deixando a equipa portista atingir esta fase. O empate na Póvoa de Varzim deixa boas indicações, pois está visto que poderemos lutar pelo título.

domingo, 14 de abril de 2013

PENAFIEL PERDE HIPÓTESE DE SE JUNTAR AOS 4.ºs CLASSIFICADOS

   O FC Penafiel ontem empatou a uma bola com o Tondela no 25 de abril e perdeu a hipótese de se juntar ao Aves e Oliveirense no 4.º lugar. O jogo começou mal  e aos 14 minutos Fábio Ervões introduziu a bola dentro da baliza de Coelho após um canto. Era o 0-1 para o Tondela, mas o azar para Fábio Ervões continuou e passados dois minutos meteu mão na bola dentro da área onde Pedro Proença assinalou para grande penalidade. O central penafidelense parece que não tem qualquer intenção de jogar a bola com a mão sendo o penalti um pouco forçado. 
   Na marcação da grande penalidade Coelho defende o remate e mantêm a esperança do FC Penafiel ter outro resultado que não a derrota. A equipa penafidelense na primeira parte pouco perigo criou fazendo uma das piores primeiras partes do campeonato. Mesmo assim antes do intervalo Paulo Roberto arranca uma grande penalidade, onde o mesmo foi chamado a convertê-la. O avançado brasileiro fez o 1-1 mostrando que a equipa de Miguel Leal ainda podia disputar os três pontos. 
   Na segunda parte os rubro negros jogaram melhor, criaram algumas situações de perigo mas o golo nunca apareceu. A melhor situação foi a de Pedro Santos que após um canto cabeceou à figura de Cláudio. M'Bala pouco antes também teve a sua oportunidade mas o remate saiu fraco.  
  O empate ajusta-se pois pelo que a equipa fez na primeira parte não merecia ganhar. O FC Penafiel tem agora 52 pontos e está a 2 pontos do 4.º lugar. O próximo jogo será outra vez no 25 de abril frente ao Portimonense, equipa que tem agora 53 pontos e está à frente do FC Penafiel.

O FC Penafiel alinhou com Coelho, Gabriel, Fábio Ervões, Leomar, Vitor Bruno, Rafa, Ferreira, Robson, Diogo Viana, Coronas e Paulo Roberto. Ainda jogaram M'Bala, Aldair e Pedro Santos.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

FC PENAFIEL - CD TONDELA




   O FC Penafiel amanhã recebe o 12.º classificado liderado por Vitor Paneira, o Tondela. A equipa rubro negra depois de atingir os pontos de manutenção, pensa agora ir mais além, pois está a 3 pontos de uma liguilha que poderá dar uma subida à primeira liga. O plantel tem sido fustigado por várias lesões, mas tem-se portado bem. Sérgio Organista, Rui Miguel, Guedes e Pedro Santos devem ficar novamente de fora da convocatória por lesão, ficando o ataque entregue e Paulo Roberto ou M'Bala.
  Ao FC Penafiel falta-lhe jogar 7 jogos, 5 dos quais são no 25 de abril. Talvez o calendário mais fácil das equipas candidatas à liguilha, apenas temos 2 jogos fora de casa, o Leixões e Guimarães.
  Temos tudo para tentar a subida de divisão, e os jogos em casa são os mais importantes e com o Tondela só a vitória interessa. Ainda nesta jornada o Aves jogará no Leixões e o Santa Clara no Arouca, isto quer dizer que  o FC Penafiel poderá ganhar terreno pelo a menos a duas equipas, se por acaso houver empates nesses jogos, a equipa penafidelense ganhará pontos a todas as equipas. Vencer é imperativo.  Temos que acreditar, ter garra e ganhar os jogos no 25 de abril. FORÇA PENAFIEL

quinta-feira, 11 de abril de 2013

PENELA DEIXA O FUTEBOL PROFISSIONAL

   Penela, homem formado nas escolas do FC Penafiel, abandonou o futebol, partindo para outra etapa da sua vida. As razões são apenas profissionais, mudando apenas de profissão. Penela tem 25 anos e subiu a sénior na época 2007-2008,
foi um jogador sempre correto, defendeu sempre a camisola do FC Penafiel sempre que foi preciso. É verdade que nunca foi muito utilizado, mas quando era chamado, cumpria sempre, não podendo ninguém apontar um dedo ao seu profissionalismo.
   O Blog Força Rubro Negra em nome dos penafidelenses queria dizer um muito obrigado ao Penela por vestir a nossa camisola, e desejar-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da sua vida. OBRIGADO POR TUDO PENELA E FELICIDADES.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

JUNIORES E JUVENIS VENCEM

  
   Neste fim de semana os nossos juniores venceram o Freamunde o último classificado por 4-0 e sairam da zona de despromoção. Esperemos que esta vitória dê alento à nossa equipa, pois o Varzim está apenas a 1 ponto do FC Penafiel. O próximo jogo será com a Académica, sendo que o Varzim joga em casa com o Boavista.
  Os juvenis encontram-se agora em 4.º lugar trocando de lugar com o Freamunde, graças à vitória na terra dos capóes por 1-2. É de não esquecer que a equipa que fique em 5. lugar tem boas probabilidades de descer, já que das 5 séries existentes de manutenção três descem de divisão. É prioritário ficar em 4.º lugar para evitar contas extras. O próximo jogo será em Fiães e uma vitória é necessária.
  Os iniciados não jogaram este fim de semana, mas estão condenados à descida, o útimo jogo perderam com o Moreirense por 4-1 e deitaram por terra  a hipótese de se manterem no nacional.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

EMPATE SOUBE A POUCO

  O FC Penafiel na Madeira obteve um empate a zero bolas frente ao União da Madeira. A primeira parte foi equilibrada com ambas equipas a encaixarem-se uma na outra. O Penafiel podia ter marcado por intermédio de Coronas e Diogo Viana mas a direção dos remates nunca foi a mais certeira. 
   Na segunda parte a equipa de Miguel Leal dominou mas não conseguiu traduzir o seu domínio em golos. A falta de avançados notou-se  e talvez por isso o nulo no fim do jogo. Mesmo assim criou-se algumas situações de golo, bolas no poste, boas jogadas, só faltou mesmo o golo. Miguel Leal apenas fez duas substituições, aos 75' e 84', refrescando os corredores trocando Diogo Viana por M'Bala e Coronas por Aldair. 
 O empate não é um mau resultado, mas depois de ver o que se passou nos 90 minutos, o ponto trazido para Penafiel sabe a pouco. A equipa também estava desfalcada com alguns jogadores que têm contribuído para algumas vitórias, casos de Rui Miguel, Sérgio Organista, Guedes e Pedro Santos.
Uma palavra para a dupla de centrais penafidelense, Leomar e Valente que estiveram muito bem, sendo uma das razões para o União não criar perigo para a baliza de Coelho. Valente central ainda júnior sempre que joga tem cumprido e muito bem, sendo no futuro um bom valor no plantel. 
  O próximo jogo é no 25 de Abril frente ao Tondela e não se espera outro resultado que a vitória. FORÇA PENAFIEL

Jogo no estádio Municipal de Machico
União 0-0 FC Penafiel

União da Madeira: Marcelo, Hugo Gomes, Roberto, Kiko, Alex, Ávalos, Tiago, Bruno (Hugo Morais 55´), Rúben Andrade, Marco Freitas ( Thiago, 46') e Miguel Fidalgo ( John, 76').
Suplentes não utilizados: Christopher, Steve, Carlos Manuel e Joel.
Treinador: Jokanovic

Penafiel: Coelho, Vitor, Gabriel, Valente, Leomar, Rafa, Ferreira, Robson, Diogo Viana (M'Bala 76'), Coronas (Aldair 84') e Paulo Roberto.
Suplentes não utilizados: Nuno Santos, Joel, Fábio Ervões, Fernando e Paulo.
Treinador: Miguel Leal

Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tiago (67),Paulo Roberto (84) e Ávalos (94)

Assistência:  250 espetadores



domingo, 7 de abril de 2013

VITÓRIA PRECISA-SE PARA ATINGIR LUGARES DE LIGUILHA


  Em jogo a contar para a 34.ª jornada o Penafiel desloca-se à Madeira para defrontar o União da Madeira. O jogo será este domingo às 15:00. Miguel Leal com muitas baixas convocou os seguintes jogadores:
Aldair,Coelho, Coronas, Diogo Viana, Fábio Ervões, Ferreira, Gabriel, Fernando, Joel, Leomar, Mbala, Nuno Santos, Paulo Ferreira, Paulo Roberto, Rafa, Robson, Valente e Vítor Bruno.

  Ao que parece irá acontecer uma liguilha para um clube de quatro ascender à 1.ª liga. O 3º e 4.º lugar da segunda liga terão direito à tal liguilha e o FC Penafiel está apenas a 3 pontos de conquistar um desses lugares. Todos os adeptos esperam que a nossa equipa lute por uma dessas vagas. Se isso não acontecer, mais vale irmos para as competições não profissionais, pois entrar numa competição e jogar para perder, mais vale não jogar. Mais uma vez são três pontos que separa o Penafiel de um sonho. Os jogadores não vão estar sozinhos e os Penaboys estarão no Machico para apoiar a equipa.  FORÇA PENAFIEL

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PRESIDENTE PEDIU DEMISSÃO E SDUQ FOI APROVADA POR UNANIMIDADE

   Ontem na Assembleia Geral do FC Penafiel a mais concorrida dos últimos anos, com cerca de uma centena de sócios presentes, foram aprovadas algumas medidas, que mudará o clube para sempre. Em primeiro lugar Alberto Simões, presidente da assembleia geral leu uma carta que Augusto Teixeira dirigiu para o presidente sa assembleia geral.
   A carta pedia a demissão do cargo de presidente do clube, justificando que esta nova situação do clube, ser obrigado a formar uma SAD (Sociedade Desportiva Anónima) ou SDUQ ( Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas) apanhou-o desprevenido não tendo garantias finaceiras para prosseguir o seu mandato até ao fim.
  É uma decisão que se compreende, pois sem dinheiro o clube não pode viver e Augusto Teixeira não tem assim tanto dinheiro para investir no clube. O que não se compreende é a nossa direção que este ano não fez tudo, ou pelo menos não se fez o que se fez em anos anteriores que é bater nas portas certas para angariar dinheiro. Como já foi dito aqui no blog, não se pode esperar que as empresas vão ter com os nossos dirigentes para doar dinheiro ou comprar bilhetes de empresa. O contrário tem que ser feito e têm que ser os nossos dirigentes a irem bater à porta das empresas e pedir patrocinios. Todos sabemos que a tarefa não é fácil. Mas esta será talvez das tarefas mais importantes que uma direção tem que fazer quando está à frente de um clube. Arranjar parceiros é essencial.
  Depois discutiu-se se o clube devia abandonar as competições profissionais ou então formar uma sociedade desportiva, por unanimidade, foi aprovado que o clube devia formar uma SDUQ, pois fica muito mais barato que formar uma SAD.
Teve um jurista presente pertencente à direção do Paços de Ferreira, que teve a explicar as diferenças e o que estava em cima da mesa para ser aprovado.
  Muita gente não percebeu, mas o jurista deu a entender que o clube devia ser mais profissional do que é. Será que os nossos dirigentes perceberam isso? Tem que haver pessoas profissionais no clube, quer seja na publicidade, relações públicas, nos cargos em geral. Isso também já foi dito aqui no blog, o clube tem que ser mais profissional, convidar pessoas competentes para ajudar o FC Penafiel. Isto não quer dizer que as atuais pessoas que estão no clube tenham que sair. Mas pedir ajuda de profissionais e que ganhem o gosto pelo clube não custa nada. Na assembleia ainda foram aprovados a alteração de estatutos do clube
. O clube está agora num impasse, pois falta dinheiro e o presidente pediu a demissão. Veremos o que acontece neste próximo mês.

terça-feira, 2 de abril de 2013

ASSEMBLEIA GERAL


   Hoje acontecerá  a assembleia geral do clube que certamente mudará o futuro do nosso FC Penafiel.
  O assunto será a constituição de uma SAD ou a ida para as divisões inferiores. Todos os sócios devem apresentar-se nesta assembleia, pois talvez seja a mais importante das últimas décadas. A assembleia está marcada para as 20:30 com uma hora de tolerância.  O fim do associativismo acabará para o clube e o FC Penafiel será gerido como uma empresa. Tem que haver garantias financeiras e o Augusto Teixeira o nosso presidente já o afirmou. As pessoas da terra têm que se unir, para manter o nosso clube nas competições profissionais. Espera-se que muitos sócios apareçam a esta assembleia, pois é deveras importante. Compareçe na assembleia e dá lugar à tua voz no sítio certo. Vem dar a tua opinião.