segunda-feira, 8 de março de 2021

A INJUSTIÇA NO FUTEBOL

 O FC Penafiel perdeu ontem no 25 de abril com a Académica por 1-2 e perdeu as hipóteses de se aproximar dos primeiros classificados, num jogo em que os rubro negros dominaram quase por completo a partida.

 Desde o início do jogo a equipa penafidelense, quis assumir as despesas da partida, fazendo pressão alta, ter bola e obrigar a equipa adversária a jogar mal. No primeiro tempo criaram-se algumas oportunidades de golo, com alguns cruzamentos certeiros, mas a finalização não esteve apurada. Com os jogadores penafidelenses  quase sempre no meio campo adversário, a Académica procurava sair em contra ataque e foi aí que os homens da briosa fizeram o primeiro golo. João Mário pegou na bola antes do meio campo e muito mais rápido que Ricardo Machado chegou à baliza de Emanuel Novo e não teve dificuldades em marcar o primeiro golo da partida.

  A equipa penafidelense desanimou um pouco mas procurou sempre o tento do empate, mas sem sucesso devido à falta de eficácia.

  Ao intervalo Pedro Ribeiro trocou Robinho que não teve tão bem como nos últimos encontros, colocando David Caiado em campo. Contudo foi outra vez a Académica a marcar aos 54 minutos nos raros momentos que chegou à baliza com futebol apoiado, João Mário mais uma vez entre defesas penafidelenses foi mais rápido e correspondeu bem a um cruzamento da direita fazendo o 2-0.

 O técnico penafidelense então muda a tática e joga em 4-3-3 colocando no meio campo mais um homem, neste caso Franco e na frente de ataque Ronaldo passando Rui Pedro para extremo esquerdo. Neste momento já só se jogava no meio campo da briosa, mas só aos 82 minutos o Penafiel reduziu. Bruno César roubou a bola a um adversário, colocou em Rui Pedro e este fez uma boa assistência para Ronaldo fuzilar o baliza de Mika.  Aos 87 minutos, Pedro Soares e Pedro Prazeres ainda entraram em campo mas com os escassos 3 minutos de descontos que Artur Soares Dias, não deu tempo para o empate, apesar dos penafidelenses criarem algumas chances de golo, como uma bola ao poste e algumas situações de golo eminente.

 Foi claro uma derrota injusta, com o Penafiel a dominar em todos os aspetos positivos, à exceção da eficácia. Há que continuar a trabalhar assim e depois de uns jogos menos conseguidos a equipa está a jogar bem e em forma. 

Jogo disputado no Estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Penafiel - Académica, 1-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, João Mário, 25 minutos.

0-2, João Mário, 55.

1-2, Ronaldo Tavares, 82.

Equipas:

Penafiel: Emanuel Novo, Capela, Ricardo Machado, Paulo Henrique (Pedro Soares, 88), Gustavo Henrique, João Amorim, Bruno César, Simãozinho (Júnior Franco, 58), Robinho (David Caiado, 46), Rui Pedro (Pedro Prazeres, 88) e Wagner (Ronaldo Tavares, 58). (Suplentes: Luís Ferreira, Vitinha, David Santos, Leandro Teixeira, Júnior Franco, David Caiado, Pedro Prazeres, Pedro Soares e Ronaldo Tavares). Treinador: Pedro Ribeiro.

Académica de Coimbra: Mika, Fabiano, Rafael Vieira, Silvério, Bruno Teles, Mimito, Dias, Fabinho (Diogo Pereira, 74), Traquina, João Mário e Leandro Sanca (Mayambela, 74). (Suplentes: Stojkovic, Mike, Fábio Vianna, Kay, Pedro Pinto, Diogo Pereira, Mayambela, Dani Costa e Rafael Furtado).Treinador: Rui Borges.

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Traquina (07), Ricardo Machado (37), Mika (43) e João Mário (66).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Sem comentários: