sábado, 4 de junho de 2011

GLÓRIA PENAFIDELENSE FALECEU



Amândio de Moura Barata, antiga glória penafidelense faleceu na passada quinta feira com um derrame cerebral, jogou no FC Penafiel nos anos 50 e 60 e foi um grande jogador marcou mais de 250 golos ao serviço da nossa equipa. "Foi um jogador brioso, correto, disciplinado e leal que em cada adversário contava um amigo e em cada desportista um admirador" palavras do também falecido presidente de Câmara Justino do Fundo. Em 1970 foi-lhe feito um jogo de despedida com o FC Penafiel e a Académica. Ajudou os penafidelenses a subir à II divisão na época 63/64 e foi finalista da Taça Ribeiro dos Reis com o Sport Lisboa e Benfica. Amândio já tinha sido notícia aqui no blog sendo um dos eleitos para uma votação sobre os melhores avançados de sempre do FC Penafiel. Hoje é notícia pelas piores razões. Faleceu com 71 anos e vai deixar muitas saudades aos penafidelenses e aos amantes do futebol. O Blog Força Rubro Negra manda os seus sentimentos à sua esposa e restante família pelo desaparecimento deste grande homem e grande jogador. Onde quer que esteja uma coisa é certa, os penafidelenes não se vão esquecer de Amândio de Moura Barata pelos golos e pelas alegrias que deu às nossas gentes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acabo da saber da triste notícia da morte do Amândio.Sinceramente senti-me triste.Era um bom homem,um amigo.Como elemento do F.C. Penafiel,nem sei que dizer.Será que a sua lesão não matou a carreira de um futebolista de eleição?Creio bem que sim.Foi dos melhores que passaram pelo nosso clube.Mas,e ainda bem, Penafiel admirava e gostava muito dele..Quem, do meu tempo, não recordará a recepção que lhe foi feita quando regressou do serviço militar que o levou a AngolaNaquela altura centenas de carros e muita,muita gente estava na ponte de Paredes à espera do Amândio.E havia muito poucos carros...Lamento só ter sabido hoje da morte do Amândio, mas sinto realmente, como poucas vezes, a morte de um grande amigo.Por mim nunca o esquecerei.

Anónimo disse...

Estive na cerimonias funebres e reparei na presença de Ex Atletas do Clube que jogaram com SR. AMANDIO, casos do SR ALIPIO,SR SILVA PEREIRA, SR NELSON, SR HERNANI, SR JOAQUIM JORGE, SR MELO, provavelmente, estiveram mais, mas, que não reconheci.

Das anteriores direcções e da Actual notei a presença do SR MELO e do SR ZE ANTONIO, poderia estar mais um ou outro, mas, mesmo assim, muito poucos, para homenagear um GRANDE HOMEM.

A Bandeira do nosso Clube esteve na Igreja e "cobriu" a urna no cortejo funebre.