sábado, 8 de fevereiro de 2014

63 ANOS A DAR ALEGRIAS AOS PENAFIDELENSES

   
   O nosso clube faz hoje 63 anos de idade e na sua sede já foi assinalada a data com o hastear da bandeira. São 63 anos de uma rica história de um clube que subiu a pulso desde 1951 e que nestes anos todos 48 épocas são nos principais campeonatos nacionais (1.ª e 2.ª liga). Parece pouco, mas são poucos os clubes em Portugal que foram regulares a este ponto.
  Este ano estamos a viver uma época de euforia, pois estamos a fazer uma grande época no campeonato. Nas taças tivemos que jogar com os grandes de Portugal e saímos sempre de cabeça erguida. O futuro advinha-se risonho, o número de  sócios têm aumentado nos últimos meses e já ultrapassam largamente os 1200 sócios pagantes. Temos que juntar forças e angariar mais associados para o clube. Se cada sócio conseguisse arranjar um associado e o convencesse a ir ao futebol, tínhamos mais de 2000 pessoas no estádio em vez das 700 que temos atualmente. Não era bom???  Pensem nisso penafidelenses.
  PARABÉNS FC PENAFIEL
  

6 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS
Aos 63 é de vez! :)
Força Penafiel!

Anónimo disse...

Já que é o aniversario podiam tirar-me uma duvida, qual é a ave do nosso emblema?
Sempre pensei ser um majestoso falcão, mas na wikipedia diz que a mascote é um urubu (?) e vi num blog dum outro clube (benfica) em que diz que ser uma aguia (o que não me parece, nem a 1ª nem a 2ª hipotese), sempre pensei ser um falcão (disseram-me a uns tempos) mas nunca atestei a veracidade disso, alguem me sabe dizer, nao encontro fontes fidedignas(ou nao fid.), acho interessante, mas por acaso no nosso clube ninguem (ou mto pouca gente) liga a isso, mas gostava de ter a certeza :)
Desde já obrigada

cacholas disse...

é uma pergunta pertinente sim senhor. ha quem diga ate que é uma pomba. Mas a ave é uma águia e está relacionada com o simbolo da câmara que também tem uma aguia no seu brasão. inclusive as duas espadas que estao no brasao da cidade de penafiel também estao no emblema do clube.
Espero que tenha sido esclarecedor

Anónimo disse...

Também já tinha pensado na possivel relação com o brasão da camara, mas no nosso emblema a ave em si pelas garras e pelas asas e mesmo o corpo e a posição do bico tudo me fazia querer que era um falcão e não uma águia, tudo fazia sentido para mim, ainda pra mais gosto bastante de falcões :)
Mas agora, na sequencia da resposta, encontrei um artigo sobre a historia do brasão da cidade e encontrei isto:

"Há quem diga que o primeiro brasão, foi-lhe dado por Fayão Soares e era formado por um escudo coroado e dentro dele uma águia negra também coroada, entre duas espadas nuas com pontas para cima. Segundo o Livro de Vilhena Barbosa, Cidade e Villas da Monarchia."
imagem: http://4.bp.blogspot.com/-XRaVA5FxS5o/UufkhzWPLKI/AAAAAAAAES8/Qyyvp8vHLCM/s1600/Bras%C3%A3o+Fay%C3%A3o+Soares.jpg

e isto (arrifana de sousa já enquanto vila):
imagem: http://3.bp.blogspot.com/-Wj4n12XKVRE/Uufm1lgWk5I/AAAAAAAAETU/YFtzw6Zw3a4/s1600/Bras%C3%A3o+1.jpg

Por isso já entendo que seja uma águia,e é interessante a águia em todos os brasões desde 1º (de fayão soares) até ao penultimo pelo que vi (no ultimo é dourada) a águia ser toda negra, e pelas semelhanças com a ave do nosso emblema, é muito possivel que tenha sido a inspiração, até porque em 51 no brasão de penafiel não estaria a aguia dourada com bico e patas pretas, mas sim a toda negra (?confirmação?), mas mesmo que já o fosse é normal que os autores fosse buscar inspiração a brasões mais primitivos.
Outros pormenores importantes são as duas espadas de prata e a coroa, que não deixa duvidas que é retirada daquele brasão (que tem 3 losangulos ao contrario dos 4 a 5 que costumamos ver, e 5 "trevos" tal como o nosso) e mesmo a forma base (como o acabamento em bico em baixo) e muito similar ao nosso sendo o nosso mais elaborado.
Conclusão tudo leva a crer que o nosso emblema teve como inspiração o seguinte emblema:
http://4.bp.blogspot.com/-XRaVA5FxS5o/UufkhzWPLKI/AAAAAAAAES8/Qyyvp8vHLCM/s1600/Bras%C3%A3o+Fay%C3%A3o+Soares.jpg

Desde já obrigada ao cacholas, e ao seu esclarecimento, que levou a que esta curiosidade me levasse a esta aparente verdadeira conclusão.

Outra coisa que gostava de dizer é que a direção devia de uma vez por todas pôr fim a todo este mix de emblemas do penafiel que por aí vemos porque sinceramente não acho piada nenhuma, andam por ai 2 ou 3 diferentes (mesmo em termos de estrutura, como nos losangulos e nas cores destes e dos "ovos", e fazer um emblema oficial que seja aceite por todos, é algo essencial que deviam fazer.
As minhas humildes sugestões:
-O novo emblema deve ter como base, e ser muito semelhante ao ultimo mais moderno, porque é mais vivo (cores e forma) mais adquado a estes tempos (os emblemas como tudo devem evoluir)
-A coroa por mim seria seguiria as linhas do brasão de arrifana (1º), que desde já é muito bonito, e já parecido com o mais moderno, e que se acabasse com a indefinição dos 4 ou 5 losangulos colocando 3, tal como nesse brasão
-Colocar cor nas joias e losangulos como no mais moderno parece-me ficar muito bem tambem
-As letras do emblema mais moderno também me parecem mais adquadas á realidade
- Sendo uma águia os acabamentos das asas na minha opiniao seriam mais corretos como aqui: http://3.bp.blogspot.com/-weQ8iGfq8qs/UUm9-TTLY-I/AAAAAAAAC6w/XircokXdXgA/s1600/229%2B-%2BEmblema.JPG
mas mesmo neste ultimo podem ser melhoradas, mas como está agora realmente parece uma pomba
-Quanto ao bico no emblema mais moderno nao tem assunto nenhum, aquilo nao é nada, deviam colocar um bico de águia (com a morfologia correta) ao animal
Estas sugestões têm apenas como finalidade dar a minha participaçao ativa no clube, para que o nosso emblema (que já é o mais bonito de todos) seja ainda mais bonito, correto (em alguns aspetos que falei atrás) e (muito importante) aceite e usado por todos. Não queria ser mal intrepretado.

PS.Nos cartazes que se vêm pela cidade para anunciar os jogos, na tentativa da criação de mais um emblema esqueceram-se de pintar o losangulo da direita.

Anónimo disse...

Esqueci-me de colocar o link do excelente e interessante artigo de que falei:

http://penafielterranossa.blogspot.pt/2014/01/brasoes-de-arrifana-e-penafiel.html

É bastante recente
Parabéns ao autor

Anónimo disse...

Se ler os estatutos do clube vem lá que é uma águia