quinta-feira, 7 de março de 2013

OUTROS TEMPOS OUTRAS ÉPOCAS, 1957-1958

    Na época 1957-1958 o Penafiel começou a época a disputar a I regional com clubes como o Varzim, Rio Ave, Leça, Aves, Avintes e Académico. Ao final de 18 jornadas o FC Penafiel ficou em terceiro lugar com 22 pontos atrás do Avintes com 23' e Académico que ficou em primeiro lugar com 26 pontos. No final desta fase os 61 clubes que disputavam os campeonatos regionais de todas as associações do país e melhor classificação obtiveram, ou seja, os campeões distritais e os seus imediatos iniciavam uma nova fase divididos por quatro zonas e que era denominada a III divisão nacional.
   O FC Penafiel jogava portanto a primeira vez a III nacional. A equipa rubro negra ingressou na zona A, 2.ª série e logo na primeira jornada obteve uma derrota por 3-0 com o Ovarense. No final só os dois primeiros classificados tinham acesso a disputar uma nova fase para ver quem subia à II divisão nacional.  O FC Penafiel ficou em sexto lugar com apenas 9 pontos, O Beira Mar ficou em 1.º lugar com 22 pontos. Foi a primeira aventura na III divisão nacional.
   O jogo na imagem é referente à primeira vitória na III divisão. Os jogadores que obtiveram esta vitória foram  Dias, Rodrigo, Correia, Vitor, Marocas, Taco II, Garcia, Pinto, Rebelo, Machado e Tito.
  Clica nas imagens para veres melhor.

Sem comentários: