quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

E POR ISSO NÃO HÁ MAIS GRANDES EM PORTUGAL...

  O que se passou no passado domingo e que já se tinha passado  contra o Sporting e de certeza irá passar-se com o Porto foi uma autêntica vergonha, os habitantes de Penafiel apoiar a equipa de fora. Viram-se muitas e muitas pessoas de Penafiel a exibir as camisolas e cachecóis da equipa adversária. Sinceramente não posso concordar com isso e é por causa destas pessoas que apenas existem três grandes em Portugal. 
  Neste jogo presenciou-se o que pensei impensável. Pessoas da terra a fazer "piretes" para os adeptos penafidelenses quando o Benfica marcou o seu primeiro golo, uma autentica vergonha, de pessoas que não têm dois dedos de testa.
  Na bancada central apenas se via claramente um sector penafidelense onde costumam ficar os Penaboys, havia alguns penafidelenses espalhados pela bancada trajados à Penafiel mas os do Benfica eram tantos que os adeptos rubro negros nem se notavam. O incrível é que muitos adeptos do Benfica eram de Penafiel, da nossa terra, nascidos na nossa localidade. Mas onde está o bairrismo, a garra rubro negra das nossas gentes??? Por muita pena minha isso acabou e raras são as excepções.
  Onde estão os adeptos que foram ao aeroporto quando o Penafiel subiu de divisão? Onde estão os adeptos que encheram as bancadas nos últimos dois jogos do campeonato da época passada? Onde estão os adeptos que estiveram nas ruas a fazer a festa quando o Penafiel subiu de divisão?
  Eu respondo, muitos continuam a ir ao estádio, os mesmos de sempre, que sempre apoiaram a equipa, outros ficam em casa a fazer comentários no facebook criticando tudo e todos e sendo alguns com perfis sem foto para não serem identificados e outros andam agora trajados à Sporting, Benfica e Porto e vão para o 25 de abril apoiar a equipa adversária do Penafiel. É verdade...
  O nosso clube não precisa destas pessoas, destes adeptos. É preferível termos 800 penafidelenses a sério do que 3000 falsos. 
  As vezes vão comentar e criticar para o facebook que o Penafiel é a equipa com menos assistência no campeonato, sendo essas pessoas as que não aparecem no estádio. Enfim, infelizmente é o que temos e é por isso que seremos sempre uma cidade pequenina e um Portugal de corruptos, falsos que não têm uma só palavra. Infelizmente é a sociedade que temos, de pessoas fracas, sem honestidade.
  Contra o Benfica tenho a certeza que os sócios penafidelenses não se sentiram em casa, também pela falta de organização, pois bastava dois ou três assistentes a encaminhar os adeptos de cada equipa para cada lado e os penafidelenses ao menos juntavam-se e estavam mais unidos no apoio à equipa, mas isso não foi pensado. A receita foi boa mas o dinheiro não é tudo e há que salvaguardar os nossos sócios que em todos os jogos estão no 25 de abril para ver a nossa equipa jogar. Acho que eles merecem ser respeitados, pois o Penafiel são eles.
  Já sei que vou ser criticado pelo que escrevi, mas já estou habituado a ser mal tratado quando defendo a minha terra, o meu clube. Não faz mal, acho que vale a pena defender os associados do clube e a instituição. Já alguns anos que luto para arranjar mais sócios, mais simpatizantes, mais penaboys, isto tudo para não deixar morrer o futebol em Penafiel. E hei-de continuar. FORÇA PENAFIEL
 
 

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que aqui está escrito... Nestes jogos, na bancada 'nova' os adeptos deviam ser separados e nós, sócios e adeptos do penafiel devíamos ter uma porta só para nós... Força Penafiel!!!

Anónimo disse...

Criticado??

-Pela forma como criticas os penafidelenses mascarados? Não existe espanto quanto a isso.

-Má organização dizes tu?
Também não vejo espanto nenhum quanto a isso.

-Arranjares associados? Para quê?
Para se mascararem? Para responderem ás provocações dos próprios vizinhos? Para provocarem os adeptos que vêm de fora com cânticos desnecessários, mas que dão prazer? Associados para isso???

Humildade???

Nao seria ideal todos juntos saberem ignorar insultos,apoiarem todos o mesmo, a equipa, levar o nome deste clube bem longe e da melhor maneira, mostrar a tal dita Raça, Amor e Paixao???

Penaboys ou o não, todos para o mesmo.

P.S: quanto a redes sociais, até aí se notam os insultos, comentários que não fazem falta...e que tal este blog ultrapassar as visitas e comentários estúpidos como os que se tem visto no facebook?

Que tal seres tu a mostrar que realmente tens interesse em juntar mais povo para apoiar a equipa, mostrares ao clube que tanto defendes que tu próprio ultrapassas todos os que lá trabalham, pelo menos no que diz respeito a um blog atualizado (quando está), já que não existe um site, o que é vergonhoso.

Não te sintas preocupado pelas criticas que possas vir a ter, simplesmente mostra que realmente tens amor a este clube e que realmente te interessa mesmo juntar mais povo.

Força aí mano




Anónimo disse...

Infelizmente há quem opte pelos clubes que ganham títulos, é mais fácil.. e não pelo seu clube..
Mas talvez se apoiassem o seu um dia ele também ia ganhar títulos..

Ricardo disse...

Infelizmente esta é a mentalidade do adepto português, e neste ponto vê-se realmente as diferenças para o futebol inglês e alemão por exemplo.

Eu pessoalmente, antes de ser adepto e sócio do Penafiel, já era à muito adepto do Porto, foi o clube que me ensinaram a seguir e a gostar, o Penafiel foi o clube que eu por mim próprio, aprendia a gostar e a seguir.
O próximo jogo em casa do Penafiel será contra o Porto, não sei como me irei sentir, e será certamente um jogo especial, mas nunca me verão no estádio 25 de Abril com as cores do adversário, e apoiar o adversário.
Em principio irei estar perto da claque do Penafiel, e a torcer por um bom resultado do nosso clube.
Já somos poucos, e se nestes jogos, que o adversário já traz mais pessoal que a maioria dos clubes, e ainda conseguem roubar alguns dos nossos, que no fim de contas não o são, torna-se muito mais dificl ganhar.

Como diz o Júlio, e muito bem, não me senti em casa neste jogo, e desde muito cedo, estacionar mais longe que o costume, ter que chegar mais cedo para conseguir cadeira, e não ter muito por onde escolher, e depois ouvir cantar pela equipa adversária a quase toda a volta.

Ainda neste jogo, também a claque do Penafiel merece ser criticada, principalmente para com os cânticos insultuosos para com os adversários, não é esta a imagem que tenho desta claque, nem é a imagem que gostaria de ver associada à claque do Penafiel.
Por fim, mesmo o próprio autor deste blog não esteve muito bem, na altura do 1º golo do Benfica, ao tentar "arranjar confusão", por muita razão que tivesse, não era motivo para aquelas atitudes.

Anónimo disse...

Ricardo tens razão, não me devia ter comportado assim, mas com certeza não foi a ti que fizeram piretes mesmo ao teu lado... E no momento não me contive com pessoas da minha terra a fazerem tal gestos. A claque é boazinha e eu sou bonzinho, mas tudo tem um limite. Quanto aos canticos é verdade houve, mas tentei que acabassem logo com isso e foi o que aconteceu.

Cacholas

Ricardo disse...

Eu estava no meio dos Penaboys, costumo ver os jogos na zona da claque, mas não junto, mas neste jogo, a úncia forma de me sentir relativamente em casa era junto do úncio grupo de verdadeiros adeptos do Penafiel.

Quem fez os piretes não vi, ou melhor vi muitos, mas não reparei em ninguém em particular.
Mas sendo feitos por pessoas da terra, que costumam ir ver os jogos do Penafiel, aí sim, é incompreensível e intolerável, e aceito, que na hora, para ti não tenha sido fácil de digerir, mas mesmo assim, e como disse no comentário anterior, não é justificação para a atitude que tiveste. Mas pronto, está feito e há que aprender com os erros.
Ainda bem que tens a humildade suficiente para admitires que não estiveste bem!

Quanto aos cânticos, reparei que fizeste gestos de reprovação, a critica não era para ti mas sim para a claque em geral.

Nuno disse...

Compreendo e aceito as críticas, mas peço-te que olhes para dentro dos Penaboys também. No jogo fora contra o porto b em 2012-2013 alguns dos penaboys cantaram o hino do porto e eu sou vizinho de alguns elementos da claque e não é raro vê-los com casacos dos Super dragões. Sou sócio do penafiel e adepto do benfica. Não levei nenhum adereço referente a qualquer dos clubes, apenas queria ver o jogo entre as minhas duas equipas. Queria que ganhassem os dois, mas não me manifestei em qualquer golo do Benfica...

Paulo Monteiro disse...

Li os comentários e concordo com quase tudo o que foi escrito, não me senti em casa, vi socios do penafiel o berrar pelo benfica, senti-me na qualidade de socio do penafiel desrespeitado com a organizção do mesmo, e fui insultado e insultei com todas as minhas forças , berrei pelo o meu penafiel até a voz me doer. Resumindo ir ao futebol não é o mesmo que ir á catequese as picardias fazem parte do mesmo cada um puxa para o seu lado e no final cada um segue o seu caminho simples.
Quanto aos que se sentem chocados com tudo isto, pergunto quantos de vós nunca insultou o árbitro ou a sua mãe? Fica a pergunta.....