terça-feira, 8 de março de 2016

O HISTÓRICO DO FC PENAFIEL - GIL VICENTE

O resultado mais desnivelado. Clica na imagem
O FC Penafiel e o Gil Vicente já se defrontaram por 25 vezes no estádio 25 de abril em jogos a contar para os campeonatos e taça de Portugal. 
  O primeiro jogo aconteceu a 31 de janeiro de 1960 quando as duas equipas disputavam a III divisão. O resultado foi um empate a duas bolas com os golos a serem marcados por Pires e por um dos maiores goleadores de sempre do FC Penafiel, Amândio.
O primeiro FC Penafiel - Gil Vicente, Clica na imagem
  Um dos jogos que fica marcado entre estas duas equipas é o FC Penafiel 5-0 Gil Vicente, o resultado mais desnivelado existente nas várias décadas de futebol em que os dois emblemas se defrontaram.
  Nesta época a equipa encontrava-se na II divisão mas no final do campeonato voltara mais uma vez ao primeiro escalão do futebol português. No jogo dos 5-0 os golos foram marcados por Meireles, o avançado Sanhã marcou dois, Chico Faria e João.
  Sanhã nesta época foi o melhor marcador da equipa com 24 golos no campeonato recorde que ainda não foi batido desde então.
Sanhã, o homem que valeu 24 golos.
  O balanço de 25 jogos é positivo, mas pouco, com 9 vitórias, 11 empates e 5 derrotas, quanto a golos o Penafiel conta com 39 e o Gil Vicente 32. O problema nesta estatística é que a maior parte das vitórias foram nos anos 70, sendo que nos últimos 30 anos o FC Penafiel apenas venceu o Gil Vicente por duas ocasiões, uma delas no ano passado em que as duas equipas desceram de divisão e a outra em 2001 numa partida da taça de Portugal. Nos últimos anos o Gil Vicente tem sido um adversário difícil em que o Penafiel tem muitas dificuldades para levar de vencida a equipa minhota.
  Esperemos que a vitória da época passada dê um volte face nas estatísticas dos últimos anos e já amanhã a nossa equipa continue a vencer mais uma vez a equipa de Barcelos.

Sem comentários: