sábado, 3 de abril de 2021

AS CLASSIFICAÇÕES DO FC PENAFIEL

Clica na imagem

 Depois dos tempos áureos dos rubro negros nos anos 80 e da descida na época 91-92, o FC Penafiel tem andado maioritariamente na segunda liga à exceção das três épocas de primeira liga (04-05; 05-06; 14-15) e uma na antiga II-B (08-09), as classificações no campeonato não têm sido consistentes excluindo alguns períodos. 

 Depois da descida em 91-92 o FC Penafiel demorou a recompor-se e nas primeiras épocas na segunda liga a descida de divisão andou sempre perto. Só na época 95-96 com a equipa a ser treinada por José Alberto Torres os penafidelenses conseguiram um 6.º lugar. Nos anos seguintes a equipa conseguiu essa consistência, estando quase sempre entre o 5.º e 6.º lugar da classificação. 

 Depois de duas épocas com a corda na garganta, em 2004 os durienses ficariam em 3. lugar com direito a subida de divisão. Em 2006 de volta à segunda liga o clube passou pelo período mais negro da sua história, uma descida ao terceiro escalão do futebol português, contudo voltamos rapidamente a uma divisão superior. E aí o registo foi mediano ficando o FC Penafiel em lugares de meio de tabela.

  Em 2013 a direção mudou entrando António Gaspar Dias para a presidência do clube e logo no seu primeiro ano o clube subiu à primeira liga, como todos sabemos só ficaríamos um ano no principal escalão português e de lá até aos dias de hoje ainda estamos na segunda liga, mas já com alguma consistência espelhando os finais anos 90, à exceção da época transata que devido ao covid-19 não acabou.

 Pensamos que nos últimos 5 anos o FC Penafiel tem feito quase sempre um futebol positivo, bom futebol, com treinadores que apostam num futebol de ataque como foram os casos de Paulo Alves, Armando Evangelista e agora Pedro Ribeiro. Os plantéis têm sido recheados de bons jogadores, lembremo-nos de alguns como por exemplo Fábio Abreu, Ludovic, Gustavo, Pires, e já este ano Mateus, Wagner, Bruno César e mais alguns bons jogadores. Por uma razão ou outra o FC Penafiel não tem conseguido uma subida de divisão, mas anda sempre a morder os calcanhares aos primeiros classificados, o que antigamente não acontecia. 

 As equipas penafidelenses nos últimos anos têm sido competitivas e principalmente na última e na época que decorre o plantel tem sido fustigado com lesões em jogadores importantes, este ano por exemplo, lesões em jogadores como Ludovic, Mateus e Vasco Braga afetaram e muito a qualidade de jogo da equipa. Não que seja uma desculpa, mas a verdade é que os três jogadores muita falta fazem à equipa.

 Todos queremos uma subida de divisão e este ano esse objetivo já está longe. Há equipas com melhores plantéis como são os casos de Estoril, Feirense e Chaves. Mas mesmo com lesões temos plantel para discutir um 4.º ou 5.º lugar e o campeonato ainda não acabou.

 Contudo pensamos que estes últimos anos e com a entrada da SAD no clube o FC Penafiel tem tido melhores planteis, melhores classificações e os adeptos penafidelenses já olham sempre para os lugares cimeiros da tabela classificativa, coisa que não acontecia à uns anos e é ridículo depois da última derrota alguns adeptos dizerem que o FC Penafiel ainda pode descer de divisão sendo que as equipas que descerem nunca irão fazer 37 pontos...

 O caminho faz-se caminhando e o FC Penafiel está a fazer o seu, iremos ter uma academia que arrancará brevemente e que certamente ajudará o nosso clube a médio longo prazo a rechear o plantel sénior de bons valores formados no nosso clube.

 Falta agora o clube também aproximar-se dos seus adeptos, é preciso cativar os penafidelenses e criar uma boa atmosfera em torno do clube. Achamos que é um calcanhar de aquiles do nosso clube não ter os penafidelenses com o FC Penafiel. Mas ao mesmo tempo que achamos que o clube tem que fazer mais (e certamente irá fazer) também achamos que os penafidelenses têm que fazer mais e apoiar o maior clube da terra. Quando isto acontecer, teremos um clube forte. PENAFIEL SEMPRE

Sem comentários: