segunda-feira, 29 de junho de 2009

TAÇA RIBEIRO DOS REIS

TAÇA RIBEIRO DOS REIS Foi uma competição realizada entre 1961/62 e 1970/71, onde contou com 10 edições. No final dos campeonatos nacionais da I e II Divisões, disputava-se a Taça Ribeiro dos Reis, para complemento da época.Ribeiro dos Reis foi seleccionador nacional nos anos de 1925-26; 1934; 1943. Nasceu na cidade de Lisboa, no dia 19 de Julho de 1896. Jogou pelo Benfica até 1925 e foi treinador por diversas vezes, sendo campeão em 1935 e venceu a Taça de Portugal em 1953. Foi também Secretário Geral da Federação Portuguesa de Futebol, o primeiro português a ser nomeado para o Comité de Arbitragem da FIFA, jornalista no "O Sport de Lisboa" e, mais tarde, fundador do jornal "A Bola" e seu director. Nesta competição competiam os clubes da I e II divisão nacional, O Penafiel fazia a estreia na II divisão e depois de um óptimo campeonato ficando em 8.º lugar foi disputar a taça Ribeiro dos Reis ganhando o seu grupo com equipas como o Leixões, Braga, Guimarães, Salgueiros e Boavista, foi disputar a meia final com o Marinhanense onde ganhou por 4 bolas a 0. Na final jogou com o poderoso Benfica de 1966, é verdade que o Benfica não actuou com os melhores jogadores devido ao Mundial de Inglaterra, mas era uma equipa de topo mundial na altura e mesmo assim venceu o Penafiel por 9-2. O jogo disputou-se no estádio da Tapadinha em Lisboa. Foi a primeira vez que a equipa do FC Penafiel andou de avião. O resultado de 9-2 não foi só pelo desnivel das equipas, mas sim também porque o avião saiu atrasado de Pedras Rubras e chegando em cima da hora do encontro e nem tiveram tempo de descansar. Sem dúvida esta final foi um dos pontos altos da carreira do FC Penafiel. Uma referência para o jogo da meia final em Águeda em que os PENABOYS DA ALTURA já iam atrás da equipa levando bandeiras e gritando bem alto o nome do nosso clube e da nossa cidade ( leiam o recorte de jornal). A noticia do jogo da meia final está dividido em 2 partes. Em baixo a nossa equipa na final contra o Benfica e o nosso troféu de finalista.
(cliquem nas imagens para lerem)















15 comentários:

Anónimo disse...

Amanha pode ser um grande dia .

Será que a Amadora e o Estoril levarãoo merecido chumbo ?

Anónimo disse...

FOI ACEITA A ESCRIÇÃO DO ESTORIL .

NÃO ACREDITO MAIS NO FUTEBOL DE PORTUGAL

Anónimo disse...

Estrela desce ... Belenenses mantém-se ...

Nelson Rocha disse...

O estrela desceu para a Vitalis ou para para a 2ª B?

Anónimo disse...

para a 2ª B !

Anónimo disse...

Conselho de Justiça confirma descida
RECURSO APRESENTADO FOI REJEITADO ESTA TERÇA-FEIRA

O FC Vizela viu confirmada a despromoção à 2.ª Divisão após o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol ter rejeitado o recurso que lhe foi apresentado pelo clube minhoto na sequência da decisão da Comissão Disciplinar da Liga devido ao envolvimento num caso de corrupção.

"O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol reuniu-se terça-feira, dia 30 de Junho, e julgou improcedentes os recursos interpostos por Gondomar Sport Clube, José Luís da Silva Oliveira e Joaquim Manuel Moura de Castro Neves, bem como os recursos do Futebol Clube de Vizela e de Benjamim Rebelo de Castro, confirmando os acórdãos da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Disciplinar sobre estes casos", revela o comunicado publicado pela FPF no seu site oficial.

A Liga aceitou esta terça-feira a inscrição do Vizela na Liga Vitalis mas isso ficava dependente de uma decisão favorável do Conselho de Justiça ao recurso apresentado pelo clube, o que não aconteceu. Assim, o 10.º classificado da Liga de Honra em 2008/09, desce mesmo à 2.ª Divisão, acompanhando Gondomar e Boavista - os axadrezados foram convidados para continuar no 2.º escalão profissional mas a crise financeira por que passam não deverá permitir o cumprimento dos requisitos necessários.

Nelson Rocha disse...

Com tudo isto as possibilidades do Penafiel subir a Vitalis são maiores?

Anónimo disse...

e entao agora quem sobe?

Anónimo disse...

Vizela desce para II LigaPor Redacção

O FC Vizela foi despromovido para a II Liga, após Federação portuguesa de futebol (FPF) ter considerado improcedente o recurso interposto pelo clube para permanecer na Honra.

«O CJ da FPF reuniu-se hoje e julgou improcedentes os recursos interpostos por Gondomar SC, José Luís da Silva Oliveira e Joaquim Manuel Moura de Castro Neves, bem como os recursos do FC Vizela e de Benjamim Rebelo de Castro, confirmando os acórdãos da CD da LPFP sobre estes casos», revela o comunicado da FPF.

Se a decisão de despromover o Gondomar não irá afectar em termos desportivos, o mesmo não sucede com o Vizela, pelo que o Penafiel ou Carregado podem subir à Honra.


in Jornal a Bola

Anónimo disse...

no site da federaçao diz isto:

...
"Desta forma, abrem-se duas vagas no segundo escalão. O Belenenses, que tinha descido, vai participar no escalão principal. O Boavista poderia ocupar uma das vagas, mas garantiu publicamente que não tem condições para o fazer"

Anónimo disse...

Confirma-se ... Pelo menos o Penafiel espera receber nas proximas horas o convite para se inscrever na liga de honra ... e já tem tudo preparado ...

Fonte : RCP

Anónimo disse...

acham que o convite vai demorar?? espero mesmo que nao demore

Emanuelrko disse...

AINDA NEM ACREDITO KARALHO.

VIVA O PENAFIEL.

Anónimo disse...

Prova poderá ter 14 clubes
REDUÇÃO PREVISTA NO REGULAMENTO DE COMPETIÇÕES

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) poderá decidir-se pela redução para 14 do número de clubes na próxima Liga Vitalis, caso se confirme a intenção do Boavista em não participar nas competições profissionais na época 2009/10.

A redução do número de clubes na Liga de Honra é uma solução prevista no ponto 5 artigo 91º do Regulamento de Competições, a que a Liga de Clubes poderá recorrer, na impossibilidade de "repescar" as equipas que terminaram o último campeonato nos lugares de despromoção.

As decisões de hoje da Comissão Executiva da Liga, sobre o processo de candidatura dos clubes e SAD para a época 2009/2010, colocam o E. Amadora e o Vizela fora das Ligas profissionais, abrindo duas vagas, que, pelos regulamentos, deveriam ser para Boavista e Gondomar.

Só que a Comissão Disciplinar (CD) da LPFP tinha anunciado a 9 de Junho a despromoção do Vizela, e também do Gondomar (que já tinha descido desportivamente), na sequência do processo de corrupção desportiva Apito Dourado. O Vizela recorreu para o Conselho de Justiça da FPF, que hoje divulgou ter considerado o recurso improcedente.

E. Amadora (por ter visto a sua inscrição rejeitada hoje), Vizela e Gondomar ficam assim relegados para a 2.ª Divisão, mas a esse trio pode juntar-se o Boavista, por opção própria: o clube anunciou publicamente na passada quinta-feira que ficava impedido de jogar as competições profissionais.

O comunicado da Comissão Executiva da Liga termina, no entanto, abrindo as portas ao Boavista para que jogue na Liga de Honra, se quiser: "(...) comunica-se ter sido deliberado solicitar ao Boavista Futebol Clube, Fut., SAD a confirmação sobre a intenção publicamente anunciada de não participar nas competições profissionais na época desportiva 2009-2010".

Se o quadro actual não registar mais alterações - o E. Amadora anunciou recorrer da decisão para o Conselho de Justiça da FPF -, são despromovidos da Liga Sagres o E. Amadora e Trofense, mantendo-se o Belenenses. Sobem Olhanense e U. Leiria.

Para a 2.ª Divisão caem E. Amadora, Vizela e Gondomar e ainda o Boavista. As subidas do Fátima e do Chaves à Liga de Honra fazem com que o quadro mais provável nesta divisão seja a redução para 14 clubes, pelo menos durante uma época.

Anónimo disse...

eu ja sabia qe eles iam arrnjar qualquer maneira para o pena nao subir