sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DOMINGO HÁ A FESTA DA TAÇA


 
Época 1979-1980
No próximo domingo vai-se jogar a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal onde já entram as equipas da 2.ª liga.
 O FC Penafiel vai defrontar um velho conhecido o Tirsense.
   A equipa rubro negra irá fazer o seu 156.ª jogo na Taça de Portugal onde já defrontou o Tirsense por duas vezes nesta competição. A nossa equipa levou sempre a melhor obtendo duas vitórias, ambos os jogos foram no 25 de abril.

  O primeiro foi na época 72-73 e o Penafiel ganhou por 3-1. As duas equipas nesta época militavam na segunda divisão nacional, zona norte. No Penafiel ainda jogavam jogadores como Silva Pereira, Nelson ou Cerqueira (defesa). Os golos neste jogo foram marcados por Gil, Betinho e Catricoto.
   O segundo embate foi numa época em que o Penafiel subiu pela primeira vez à 1.ª divisão em 1979-1980, o Tirsense por seu lado competia na III divisão nacional. O resultado foi de 2-0 e os golos foram marcados por Barbosa e o Veterano Abel, jogador internacional português que vestiu a camisola do Porto e Benfica.
  O adversário de domingo na 1.ª eliminatória  bateu fora de casa o Amiense por 0-4. No campeonato o Tirsense já não vai tão bem, em três jogos tem uma vitória e duas derrotas, uma frente ao Guimarães B e outra com o Felgueiras 1932 que goleou a equipa de Santo Tirso por 5-1.
  O favoritismo está totamente da parte do FC Penafiel, mas já se sabe que na Taça de Portugal à sempre surpresas. A equipa penafidelense às vezes descuida-se nesta competição, como aconteceu na época 2010-2011 onde perdeu com o Operário por 1-0, na época 2007-2008 perdeu com o Sertanense no 25 de abril, ou por exemplo na época 2005-2006 o FC Penafiel militava na 1.ª divisão e foi eliminado pelo Lixa por 4-0.
  Todo o cuidado é pouco e além disso a vitória é recompensada com 3.000 euros (valores da época passada), não são valores extraordinários, mas já dá para pagar alguns ordenados.
  Juntando tudo isto, também é preciso vencer, para a equipa voltar às vitórias, o que não acontece à 4 jogos.
  Na imagem está a crónica do jogo com o Tirsense para a Taça de Portugal na época 1979-1980.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não foi "2-0" mas "2-1"! Parabéns Penafiel! Parabéns Nelson Sampaio!
A sua expulsão foi só mais uma "habilidade" da 3ª equipa! Mas, o importante é que ganhámos e bem! Força para a próxima etapa!

Anónimo disse...

não foi 2-0??? oh senhor este jogo foi em 79-80 ...............

Anónimo disse...

Eu referia-me ao resultado final do jogo de ontem em que não ganhámos por dois a zero como no passado, mas sim por dois a um e daí estar o resultado escrito entre comas(")! Fiz-me perceber?
De qualquer modo o que interessa é a passagem à próxima eliminatória!
Força Penafiel!

Corsário Negro disse...

Que achado! O Barbosa jogou no Tirsense em 1983-84 e o Afonso jogou no Penafiel.