quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

UMA VERGONHA PARA TODOS

Só com bilhetes de empresa ou subidas de divisão a assistência aumenta
   Estamos em 2017 e as bancadas do 25 de abril cada vez estão mais vazias. Cada ano que passa o FC Penafiel perde mais sócios, mais pessoas nas bancadas e ninguém faz nada. A culpa ? É de todos. Mas principalmente da comunicação social tanto escrita como televisão que só sabe falar dos três ditos grandes e as pessoas vão atrás disso.   
Clica na imagem
   Em Penafiel todos têm culpa, as pessoas gostam mais de um grande que do FC Penafiel, o próprio sócio não sabe convidar uma outra pessoa para ser associado do clube (duplicaria os associados), os jogadores não sabem cativar os adeptos e ainda mandam "bitaites" para as bancadas depois de uma pequena crítica, a população em geral em Penafiel está-se marimbando para o clube (só querem saber dos grandes), os empregados do clube têm que ser mais simpáticos e a nossa direção não sabe promover o clube, não sabe cativar novos sócios e nada faz para contrariar esta tendência.   
   O concelho de Penafiel tem perto de 75 mil habitantes e apenas uma média de 561 adeptos por jogo, isso quer dizer que nem 1% da população vai ver os jogos do FC Penafiel. E a média é mais que 500 adeptos porque os clubes de fora trazem alguns, no último jogo em que o clube visitante não trouxe ninguém estiveram 458 espetadores.  ALGO VAI MAL.
  Já foram apresentadas ideias à direção, mas nenhuma delas foi posta em prática. Uma delas foi ter novamente cobradores. Ideia antiquada? Nem por isso, há o exemplo do Vitória de Guimarães que é o quarto clube a nível de adeptos em Portugal e tem cobradores.
  À uns anos houveram bilhetes de empresa e nessas duas épocas o 25 de abril tinha mais que 1200 pessoas nas bancadas, acabaram com essa política e a média voltou aos cerca de 500. Está visto que a média de espetadores à muitos anos anda à volta dos 500 penafidelenses nas bancadas excetuando o ano da subida de divisão que se encheu o estádio duas vezes e no ano da primeira liga em que os três grandes enchem o campo e ajudaram a média a subir, fora esses anos o desastre é total. É preciso tomar medidas e todos que gostam de futebol em Penafiel têm que estar envolvidos mas a direção do FC Penafiel tem que começar este caminho árduo e não basta colocar no facebook uma imagem a pedir sócios (nem toda a gente tem facebook).
  Na tabela o FC Penafiel é terceiro pior clube a nível de assistências (dados da liga de clubes) com clubes como o Freamunde, o Aves e Vizela com mais assistências que em Penafiel, sendo estes emblemas de terras pequenas com cerca de 8000 habitantes casos de Freamunde e Aves. É uma vergonha total um clubezito qualquer vir a Penafiel e ter tantos adeptos como penafidelenses. Não sentem vergonha???

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa! Bom timing. Nada acontece por acaso