terça-feira, 9 de abril de 2019

53.º JOGO DE SEMPRE A MARCAR 5 OU MAIS GOLOS

O FC Penafiel conseguiu ontem a sua quinquagésima terceira vitória com cinco ou mais golos do seu historial.
  Estas vitórias com uma mão cheia de golos já vêm dos anos 50, onde na distrital e III divisão eram mais regulares, sendo que 37 destas vitórias aconteceram antes de os rubro negros ingressarem na segunda divisão nacional em 1965, e daí nunca mais baixarem de divisão à exceção da época 2008-2009, época que o clube esteve na II-B.
  Apesar de haver mais de 50 vitórias com cinco ou mais golos, à mais de 20 anos que o FC Penafiel não marcava cinco golos para os campeonatos. Não contando com a vitória de ontem a última aconteceu na longinqua época de 1998-1999, uma vitória também fora de casa frente ao União de Lamas por 1-5. Na mesma época uma vitória também por 3-5 em casa do União da Madeira.
   Aliás nos anos 90 houveram muitas goleadas por cinco e mais golos. O FC Penafiel contava com avançados como Paulo Vida, Carlos Freitas e Moura e as goleadas aconteciam frequentemente.
  Só a titulo de curiosidade, a maior goleada do FC Penafiel aconteceu na época 54-55 nos primeiros anos do clube, o adversário foi o Aliados de Lordelo e a vitória foi por 0-12 em Lordelo. A maior goleada já na segunda liga foi de 7-1 sobre o Salgueiros em 73-74 e sobre o Moreirense também com o mesmo resultado de 7-1.
  Voltando à vitória de ontem, esta tem um cariz especial pois os penafidelenses perdiam por 3 golos de diferença e conseguiram virar o resultado. Nunca isto tinha acontecido virar um resultado de três golos de diferença, aconteceu no Afonso Henriques e esta equipa conseguiu-o e ficarão para a história do clube. O futebol é isto, desilusão, emoção, incerteza e desta vez para bem dos penafidelenses foi alegria. Os que estiveram no estádio, os que ouviram o relato com certeza ficaram bastante contentes. Que venham mais vitórias destas e que seja já no próximo domingo. FORÇA PENAFIEL

Sem comentários: