quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

É PRECISO REPENSAR O FUTEBOL EM PORTUGAL

  Mais uma jornada está acontecer das ligas profissionais em Portugal esta semana e mais um desastre nas assistências nas bancadas.  Médias fraquíssimas, como se vê no quadro não podem acontecer em Portugal, país que respira futebol, e só se fala de futebol em todo o lado. 

  O problema está em muitos lados. A manipulação da comunicação social sobre as pessoas que não sabem pensar por si mesmas, que apenas falam dos três ditos grandes. O dinheiro das televisões que é o mais díspar da Europa a repartir pelos clubes. Em Portugal os grandes recebem em média 15 vezes mais que os outros clubes e na Europa a média é apenas de 4 vezes de diferença (estudo da UEFA).   Sem dinheiro os clubes mais pequenos obviamente não podem competir com os grandes. Como o dinheiro das televisões vão para os três grandes, estes têm dinheiro para manipular as pessoas, criar em todos os pontos do país campanhas nos centros comerciais, nas ruas, nos jornais, nas televisões para angariar sócios e casas do clube, sócios estes que deviam estar a torcer pelo clube da sua terra, nas bancadas do Penafiel, do Famalicão, do Paços, do Braga etc e etc...
  O futebol em Portugal está cada vez pior e toda a gente tem a sua quota parte de culpa. A liga de clubes depois de reduzir os clubes da segunda liga e muito bem, mas continua a colocar jogos à semana, quando estes se podem fazer ao fim de semana ou à sexta à noite como se faz por exemplo na segunda divisão da Holanda. 
  Nesta época os jogos da segunda liga têm sido repartidos pelo sábado e domingo, mas porquê, se ao Sábado ainda trabalha muita gente !? Muitas coisas a mudar é preciso a começar pelos horários dos jogos, quase todas as semanas se vê protestos pelos horários dos jogos, mas nada se faz. 
  Na Inglaterra a 3.ª divisão tem mais adeptos que a primeira e segunda liga em Portugal juntas. Os bons exemplos nós nunca copiamos, seremos sempre um país de atrasados...
  Nos países onde as bancadas estão repletas de público não há programas de televisão sobre arbitragens, não há comentadores de apenas três clubes a maltratarem-se uns aos outros. 
   O FUTEBOL ESTÁ PODRE EM PORTUGAL e quem manda não tem coragem para mudar, isto por comodidade e por interesses. É preciso sentar à mesa e ver quais são os problemas reais do futebol. Quando houver apenas dezenas de espetadores em vez de centenas, aí é que vão abrir os olhos. 
  
  

Sem comentários: